Processos formativos indisciplinares e o desenvolvimento do noticing profissional na formação inicial de professores de matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2024.994

Palavras-chave:

Formação de professores, Noticing profissional, Identidade Profissional

Resumo

O objetivo do presente artigo é analisar ações desenvolvidas em processos formativos indisciplinares que promoveram o noticing profissional de futuros professores (FP) de matemática. Para tanto, este artigo apresenta um texto de natureza reflexiva e interpretativa, assente em um movimento diacrônico de pesquisas e de indícios decorrentes de processos formativos. Nesse movimento, são sublinhadas duas ações desenvolvidas nesses processos formativos que envolveram FP, professores que ensinam matemática na Educação Básica e investigadores, quais sejam: refletir e discutir sobre o trabalho com tarefas matemáticas na prática profissional e explorar casos multimídia. Os elementos que circunstanciam essas ações evidenciam o potencial desses processos formativos para promover a inter-relação entre as capacidades de o futuro professor reconhecer e interpretar o papel do professor em eventos de sala de aula e construir possibilidades de lidar com eles, de modo a tomar decisões com base em seus conhecimentos profissionais. Essas ações podem orientar programas de formação de professores orgânicos, capazes de explorar aspectos da prática profissional, de superar a ineficácia da universalização curricular, e de promover o movimento de constituição da identidade profissional docente.

Biografia do Autor

Marcia Cristina de Costa Trindade Cyrino, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Titular do Departamento de Matemática e do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PECEM), da Universidade Estadual de Londrina (UEL),

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Publicado

01-07-2024

Como Citar

CYRINO, M. C. de C. T. Processos formativos indisciplinares e o desenvolvimento do noticing profissional na formação inicial de professores de matemática. Boletim GEPEM, [S. l.], v. 1, n. 84, p. 110–133, 2024. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2024.994. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/994. Acesso em: 15 out. 2024.

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Artigos