Processos formativos indisciplinares e o desenvolvimento do noticing profissional na formação inicial de professores de matemática
DOI:
https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2024.994Palavras-chave:
Formação de professores, Noticing profissional, Identidade ProfissionalResumo
O objetivo do presente artigo é analisar ações desenvolvidas em processos formativos indisciplinares que promoveram o noticing profissional de futuros professores (FP) de matemática. Para tanto, este artigo apresenta um texto de natureza reflexiva e interpretativa, assente em um movimento diacrônico de pesquisas e de indícios decorrentes de processos formativos. Nesse movimento, são sublinhadas duas ações desenvolvidas nesses processos formativos que envolveram FP, professores que ensinam matemática na Educação Básica e investigadores, quais sejam: refletir e discutir sobre o trabalho com tarefas matemáticas na prática profissional e explorar casos multimídia. Os elementos que circunstanciam essas ações evidenciam o potencial desses processos formativos para promover a inter-relação entre as capacidades de o futuro professor reconhecer e interpretar o papel do professor em eventos de sala de aula e construir possibilidades de lidar com eles, de modo a tomar decisões com base em seus conhecimentos profissionais. Essas ações podem orientar programas de formação de professores orgânicos, capazes de explorar aspectos da prática profissional, de superar a ineficácia da universalização curricular, e de promover o movimento de constituição da identidade profissional docente.
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