A Educação Matemática via Ambiente Virtual e a Educação Inclusiva: ações de um Laboratório de Ensino de Geometria
DOI:
https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2016.99Palavras-chave:
Educação Matemática Inclusiva, Deficiência Visual, Formação de ProfessoresResumo
Apresentam-se ações do Laboratório de Ensino de Geometria (LEG), da Universidade Federal Fluminense (UFF), realizadas no âmbito de diversos projetos, nos quais se busca o desenvolvimento de metodologias e estratégias de ensino e aprendizagem, ou seja, de tecnologias educacionais, da capacitação e da qualificação de recursos humanos, no caso, licenciandos e professores de Matemática em formação continuada. Além disso, apresentam-se a fundamentação teórica para tais ações e um exemplo de recurso didático criado e adaptado para o ensino do aluno com deficiência visual. Com isso, busca-se não só oferecer algumas alternativas para incentivar cada licenciando de Matemática ou professor – tanto em sua formação no ensino presencial como no curso de especialização a distância – a desenvolver estratégias que tornem o ensino dos conteúdos mais próximos da realidade da sala de aula, permitindo o desenvolvimento de um pensamento abstrato a partir dos materiais didáticos manipulativos, além de possibilitar a Educação Inclusiva.
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