A Educação Matemática via Ambiente Virtual e a Educação Inclusiva: ações de um Laboratório de Ensino de Geometria

Autores

  • Ana Maria M. R. Kaleff Universidade Federal Fluminense
  • Fernanda Malinosky Coelho da Rosa Doutoranda em Educação Matemática
  • Rosângela Figueira Dornas SEERJ; UAB/UFF; FAMATh

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2016.99

Palavras-chave:

Educação Matemática Inclusiva, Deficiência Visual, Formação de Professores

Resumo

Apresentam-se ações do Laboratório de Ensino de Geometria (LEG), da Universidade Federal Fluminense (UFF), realizadas no âmbito de diversos projetos, nos quais se busca o desenvolvimento de metodologias e estratégias de ensino e aprendizagem, ou seja, de tecnologias educacionais, da capacitação e da qualificação de recursos humanos, no caso, licenciandos e professores de Matemática em formação continuada. Além disso, apresentam-se a fundamentação teórica para tais ações e um exemplo de recurso didático criado e adaptado para o ensino do aluno com deficiência visual. Com isso, busca-se não só oferecer algumas alternativas para incentivar cada licenciando de Matemática ou professor – tanto em sua formação no ensino presencial como no curso de especialização a distância – a desenvolver estratégias que tornem o ensino dos conteúdos mais próximos da realidade da sala de aula, permitindo o desenvolvimento de um pensamento abstrato a partir dos materiais didáticos manipulativos, além de possibilitar a Educação Inclusiva.

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Publicado

01-06-2016

Como Citar

KALEFF, A. M. M. R. .; COELHO DA ROSA, F. M. .; FIGUEIRA DORNAS, R. A Educação Matemática via Ambiente Virtual e a Educação Inclusiva: ações de um Laboratório de Ensino de Geometria . Boletim GEPEM, [S. l.], n. 69, p. 43–53, 2016. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2016.99. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/99. Acesso em: 31 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos