Estágio e Iniciação à Docência em Licenciatura em Matemática: dos documentos prescritos à realidade imposta

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2024.987

Palavras-chave:

Formação inicial, recontextualização, Pibid, Residência Pedagógica

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo analisar a recontextualização de textos das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) de Licenciatura em Matemática que realizaram as modificações propostas pela Resolução CNE/CP 02/2015, tomando como foco os textos prescritos a respeito do estágio, suas possíveis articulações com os programas de iniciação à docência e as demandas impostas pela realidade das escolas de Educação Básica. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, operacionalizada por meio da análise documental. Para analisar os dados, usou-se o modelo metodológico da linguagem de descrição de Basil Bernstein. Os resultados apontam que houve recontextualização da resolução para os projetos dos cursos, tendo em vista o deslocamento e a realocação de textos nos PPC.  Isso significa que os PPC de Licenciatura em Matemática se constituem num potencial espaço de mudança, oportunizando debates que considerem as demandas impostas à Educação Básica, bem como as possíveis articulações colaborativas entre o estágio e os programas de iniciação à docência.

Biografia do Autor

Flávia Cristina de Macêdo Santana, Universidade Estadual de Feira de Santana

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1998), Especialização em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1998), mestrado (2006) ), doutorado (2015) em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e pós doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente é professora titular da Universidade Estadual de Feira de Santana atuando nos cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia.. É professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação da UEFS e colaboradora do mestrado profissional em Educação Científica, Inclusão e Diversidade - CETENS/UFRB. Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em formação de professores de matemática, trabalho colaborativo com professores de matemática, Modelagem Matemática, materiais curriculares educativos (MCE) e politicas públicas. Líder do Grupo do Núcleo de Estudos e Pesquisas de Educação Matemática do Nordeste (NEPEMNE). Coordenadora do Grupo Colaborativo de Matemática e Educação (GCMEduc) Membro fundador do Grupo colaborativo Observatório de Educação Matemática - OEM vinculado à Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). É coordenadora do GT 19 Educação Matemática da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), Regional Nordeste (2020-2022/2022-2024). Atualmente, coordenadora adjunt do GT07- Formação de Professores que Ensinam Matemática da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)(2021-2024) e editora da ReviSem.

Marta Élid Amorim, Universidade Federal de Sergipe

Possui graduação em Licenciatura Em Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2003), mestrado em Matemática pela Universidade Federal de Campina Grande (2006) e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo (2015). Fez estágio doutoramento sandwich em The State University of New Jersey - Rutgers University e estágio pós-doutoramento na UNIAN/SP (2020). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Sergipe, vinculada ao Departamento de Matemática - Campus Prof. Alberto Carvalho (DMAI). É membro do corpo docente permanente do Programa de Doutorado em Ensino (Renoen/UFS), do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMA) e do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT). Membro dos grupos de pesquisa Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática - GEPEMAT e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática do Nordeste (NEPEMN). Integrou equipes de avaliação do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD e o Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASis. Atuou como Leitora Crítica do Currículo da Cidade (São Paulo) - Ensino Médio: Matemática e suas tecnologias. Atualmente está como diretora da Sociedade Brasileira de Educação Matemática/ Regional Sergipe (SBEM/SE) e como pesquisadora no Grupo de Trabalho de Educação Estatística - GT12 da SBEM. Editora-chefe da Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - ReviSeM.

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Publicado

01-07-2024

Como Citar

SANTOS, M. de M. .; SANTANA, F. C. de M.; AMORIM, M. Élid . Estágio e Iniciação à Docência em Licenciatura em Matemática: dos documentos prescritos à realidade imposta. Boletim GEPEM, [S. l.], v. 1, n. 84, p. 134–153, 2024. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2024.987. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/987. Acesso em: 13 out. 2024.

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Artigos