Justiça social e coletividade na formação de professores que ensinam matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2024.981

Palavras-chave:

justiça social, coletividad, formação de professores que ensinam matemática, clube de matemática, teoria histórico-cultural.

Resumo

Este artigo tem como objetivo problematizar a formação de professores que ensinam matemática com base na discussão entre os conceitos de justiça social e coletividade. Trata-se de um ensaio teórico no qual apresentamos como um projeto desenvolvido no âmbito das universidades e das escolas de educação básica pode ser constituir como um espaço profícuo para a formação do professor que ensina matemática. Sustentados principalmente nas ideias advindas da teoria histórico-cultural, apresentam-se os principais elementos teóricos que fundamentam a formação do professor no âmbito do projeto Clube de Matemática. Destaca-se neste artigo a possibilidade do desenvolvimento da coletividade como uma das formas da superação das condições opressoras e alienantes que dominam o atual contexto de formação de professores em nosso país.

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Publicado

01-07-2024

Como Citar

CEDRO, W. .; LOPES, A. R. L. V. .; MOURA, M. O. de . Justiça social e coletividade na formação de professores que ensinam matemática. Boletim GEPEM, [S. l.], v. 1, n. 84, p. 75–92, 2024. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2024.981. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/981. Acesso em: 21 dez. 2024.

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Artigos