Justiça social e coletividade na formação de professores que ensinam matemática
DOI:
https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2024.981Palavras-chave:
justiça social, coletividad, formação de professores que ensinam matemática, clube de matemática, teoria histórico-cultural.Resumo
Este artigo tem como objetivo problematizar a formação de professores que ensinam matemática com base na discussão entre os conceitos de justiça social e coletividade. Trata-se de um ensaio teórico no qual apresentamos como um projeto desenvolvido no âmbito das universidades e das escolas de educação básica pode ser constituir como um espaço profícuo para a formação do professor que ensina matemática. Sustentados principalmente nas ideias advindas da teoria histórico-cultural, apresentam-se os principais elementos teóricos que fundamentam a formação do professor no âmbito do projeto Clube de Matemática. Destaca-se neste artigo a possibilidade do desenvolvimento da coletividade como uma das formas da superação das condições opressoras e alienantes que dominam o atual contexto de formação de professores em nosso país.
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