Divulgação Científica na Educação em Ciências: experiências do ensino de Biologia e Matemática no projeto “EntreProfessores”, da UEFS

Autores

  • Marco Antonio Leandro Barzano Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Maria de Lourdes Haywanon de Araújo Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Wilson Pereira de Jesus Universidade Estadual de Feira de Santana

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2016.98

Palavras-chave:

Ensino de Biologia, Educação Matemática, Divulgação Científica, PIBID

Resumo

O artigo apresenta o relato de experiência do projeto EntreProfessores do Laboratório Multidisciplinar da UEFS, em especial, da área de ensino de Biologia e Educação Matemática. Procura-se mostrar os trabalhos desenvolvidos a partir de encontros de formação inicial e continuada de professores, quais sejam: palestras, oficinas e debates com variados temas relacionados à divulgação e cultura científica. No LAMULI são avaliados e reformulados materiais pedagógicos e tecnológicos existentes e produzidos novos recursos baseados nas discussões teóricas que ocorrem nos grupos de estudo/projetos de pesquisa, alimentados principalmente pelas experiências vividas nas escolas, campo das práticas e estágios. As atividades foram desenvolvidas tanto por estudantes de Licenciatura em Ciências Biológicas e Matemática, bolsistas do PIBID, quanto por professores e professoras da rede pública de ensino que lecionam as respectivas disciplinas em três escolas públicas na cidade de Feira de Santana – BA. Procuramos analisar os conhecimentos e saberes produzidos e sua relação com a divulgação da ciência.

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Publicado

01-06-2016

Como Citar

LEANDRO BARZANO, M. A. .; HAYWANON DE ARAÚJO, M. de L. .; PEREIRA DE JESUS, W. . Divulgação Científica na Educação em Ciências: experiências do ensino de Biologia e Matemática no projeto “EntreProfessores”, da UEFS. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 69, p. 29–42, 2016. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2016.98. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/98. Acesso em: 13 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos