Divulgação Científica na Educação em Ciências: experiências do ensino de Biologia e Matemática no projeto “EntreProfessores”, da UEFS
DOI:
https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2016.98Palavras-chave:
Ensino de Biologia, Educação Matemática, Divulgação Científica, PIBIDResumo
O artigo apresenta o relato de experiência do projeto EntreProfessores do Laboratório Multidisciplinar da UEFS, em especial, da área de ensino de Biologia e Educação Matemática. Procura-se mostrar os trabalhos desenvolvidos a partir de encontros de formação inicial e continuada de professores, quais sejam: palestras, oficinas e debates com variados temas relacionados à divulgação e cultura científica. No LAMULI são avaliados e reformulados materiais pedagógicos e tecnológicos existentes e produzidos novos recursos baseados nas discussões teóricas que ocorrem nos grupos de estudo/projetos de pesquisa, alimentados principalmente pelas experiências vividas nas escolas, campo das práticas e estágios. As atividades foram desenvolvidas tanto por estudantes de Licenciatura em Ciências Biológicas e Matemática, bolsistas do PIBID, quanto por professores e professoras da rede pública de ensino que lecionam as respectivas disciplinas em três escolas públicas na cidade de Feira de Santana – BA. Procuramos analisar os conhecimentos e saberes produzidos e sua relação com a divulgação da ciência.
Referências
AFONSO, A. J. Sociologia da Educação não-escolar: reactualizar um objecto ou construir uma nova problemática? In: Esteves, J. e Stoer, S.R. (orgs.). A Sociologia na Escola: professores, educação e desenvolvimento. Porto; Afrontamento, 1992.
ARAUJO, Maria de Lourdes H. S. O PISA no Brasil: uma análise da matriz de referência de matemática e o uso de seus resultados no contexto da educação brasileira. Tese de Doutorado. Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2014.
CHEVALLARD, Yves. La transposición didáctica. Del saber sabio al saber enseñado. Buenos Aires: Aique Grupo Editor, 1995.
D'AMBROSIO, Ubiratan. Por que se ensina Matemática? Sd. Disponível em <http://apoiolondrina.pbworks.com/f/Por%20que%20ensinar%20Matematica.pdf> Acessado em Maio de 2014.
GARCIA, Valéria Aroeira. A educação não-formal como acontecimento. Tese de Doutorado. Universidade Estadual de Campinas, 2009.
GOHN, M. da Glória. Educação não-formal: cultura política. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2001.
JESUS, Wilson Pereira. Teoria do Conhecimento e Educação Matemática: reflexões. Cadernos de Física da UEFS, 03(02): 61-80, 2005.
MARANDINO, M. Espaços não formais no contexto formativo. In: BARZANO, M.A.L; FERNANDES, J.A. B; FONSECA, L.C.S e SCHUWARTZ, M.(Orgs.) Ensino de Biologia: experiências e contextos formativos. Goiânia: Índice Editora, 2014. pp. 169-180.
MARANDINO, M. Formação Inicial de Professores e os Museus de Ciências. In: SELLES, Sandra Escovedo; FERREIRA, Marcia Serra. (Orgs.). Formação Docente em Ciências: memórias e práticas. Niterói: EDUFF, 2003a p. 59-76.
MARANDINO, Martha; AMORIM, Antonio Carlos R. e BARÃO, Cristina de Carvalho. Percursos das Ciências em Exposições de Museus. In: MARANDINO, Martha et al. (orgs.) Ensino de Biologia: conhecimentos e valores em disputa. Niterói: Eduff, 2005.
PARAÍSO, Marlucy Alves. Currículo e Diferença. In: Marlucy Alves Paraiso.(Org.). Pesquisas sobre Currículos e Culturas: temas, embates, problemas e possibilidades. 1.ed.Curitiba: CRV, 2010, v. 1.
SIMSON, O. R. M. von et al. Introdução. In: SIMSON, O. R. M. von et al (orgs.). Educação não-formal: cenários da criação. Campinas, SP: Editora da UNICAMP/ Centro de Memória, 2001.
TRILLA, Jaume Bernet. La educación fuera de la escuela: ámbitos no formales y educación social. Barcelona: Ariel, 1996.
VOGT, Carlos. Divulgação e Cultura Científica. Campinas: ComCiência: Revista Eletrônica de Divulgação Científica, 2008.
ZANCUL, Maria Cristina. A coleção de instrumentos antigos do laboratório de física da escola estadual Bento de Abreu, de Araraquara/SP. Ensaio: pesquisa em Educação em Ciências.Vol. 11 nº1, 2009.
MARTINS, L. C.; MARANDINO, Martha. (Org.). Formando Jovens Divulgadores da Ciência. 1. ed. São Paulo: Faculdade de Educação da USP, 2013. 97p.