Revisitando a disciplina História da Matemática: justiça social aos conhecimentos matemáticos de povos não eurocêntricos

Autores

Palavras-chave:

Lei n.º 10.639/03, Historiografias da Matemática, Nexos conceituais, Conceitos matemáticos, Movimento lógico-histórico

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar alguns dados de uma pesquisa de cunho teórico e qualitativo que revisita as disciplinas de História da Matemática ministradas nos cursos de licenciaturas de Matemática nas universidades federais brasileiras. Tem-se como pressuposto que a justiça social pode ser alcançada, na medida em que a história dos conhecimentos matemáticos de povos não eurocêntricos for considerada nessas disciplinas e, consequentemente, na Educação Básica. Considera-se ainda a necessidade de se relacionar as historiografias da Matemática com a lei n.º 10.639/03 porque a história dos conceitos matemáticos elaborados pelas civilizações não eurocêntricas, dentre elas, as africanas, não são consideradas enquanto possibilidade de se desenvolver atividades de ensino de Matemática. O foco da pesquisa está nos diferentes modos de ver e conceber os conceitos matemáticos dos autores que as escreveram. Chama-se a atenção para o fato de que as historiográficas da História da Matemática descrevem o movimento lógico de fatos históricos que ocorreram em diversos contextos, em determinados tempos e espaços, os quais são sistematizados, de tempos em tempos. Ao estudá-las, futuros professores e professores de matemática podem delinear alguns nexos conceituais (internos e externos) com o intuito de aprofundar os elementos teóricos que fundamentam os conteúdos matemáticos tratados na Educação Básica sem desconsiderar a lei n.º 10.639/03.

Biografia do Autor

Maria do Carmo de Sousa, UFSCar

Docente do Departamento de Metodologia de Ensino (DME) da UFSCar.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais, 1997. 126p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf. Acesso em 22/03/2024.

CARAÇA, Bento de Jesus. Conceitos fundamentais da Matemática. Portugal, Gradiva, 1998, 295p.

CARDOSO, C. F.; VAINFAS, R. (Org.). Domínios da História. Rio de Janeiro, Elsevier, 2011.

D’AMBRÓSIO, U. A história da Matemática: questões historiográficas e políticas e reflexos na Educação Matemática. In BICUDO, M.A. (prg) Pesquisa em Educação Matemática: Concepções & Perspectivas. Editora UNESP, São Paulo, 1999; pp. 97-115. Acesso em: 22/03/24. https://cattai.mat.br/site/files/ensino/uneb/pfreire/docs/HistoriaDaMatematica/Ubiratan_DAmbrosio_doisTextos.pdf

DAVYDOV, V. V. Tipos de generalización en la enseñanza. Editorial Pueblo y Educación, Ciudad de La Havana, 2. Reimpresión, 1982. 488p.

DIAS, A. L. M. Matemática no Brasil: um estudo da trajetória da historiografia. Revista Brasileira de História da Matemática -Vol. 2 no4 (outubro/2002 –março/2003) -pág. 169 -195. Publicação Oficial da Sociedade Brasileira de História da Matemática. Disponível em: https://www.rbhm.org.br/index.php/RBHM/article/view/255/241.

DIAS, Marisa Silva.; SAITO, Fumikazu. Interface entre História da matemática e ensino: uma aproximação entre historiografia e perspectiva lógico-histórica In: IV Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2009, Brasília. Anais do IV Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Brasília: SBEM, 2009. p. G05-G05.

Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/233417379_Interface_entre_Historia_da_Matematica_e_Ensino_uma_aproximacao_entre_historiografia_e_perspectiva_logico-historica.

EVES, H. Introdução à história da matemática. Campinas, Editora da Unicamp, 1995.

FILHO, E. F. S.; MARTINS, E (2022). Contribuições da teoria histórico-cultural para a compreensão das questões raciais na educação escolar. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 48, e239195, 2022. • https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248239195

KARLSON, P. A magia dos números. Rio de Janeiro: Globo, 1961. 608p.

LANNER DE MOURA, A. R. A medida e a criança pré-escolar. Tese de Doutorado. Faculdade de Educação da Unicamp, 1995. DOI: https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.1995.83957

MEC. Cursos e instituições, 2021. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/pec-g/cursos-e-instituicoes. Acesso em 22/03/2024.

MOURA, M. O. (Org). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural. São Paulo: Liber, 2010. 178 p.

MOREIRA, M. A. Pesquisa em Ensino: o vê Epistemológico de Gowin. S.P., E.P.U., 1990.

RADFORD, L. Cognição Matemática: História, Antropologia e Epistemologia. Sociedade Brasileira de História da Matemática. São Paulo. Livraria da Física, 2011. 342 p.

SOUSA, M.C. A inserção da história da matemática em cursos de licenciaturas de universidades públicas federais. In: Formação de Professores da Educação em Ciências e Matemática em Pesquisa: perspectivas e tendências, p. 14-44. https://doi.org/10.37885/211006374

STAMATO, J. M. A. A Disciplina História da Matemática e a Formação doProfessor de Matemática: dados e circunstâncias de sua implantação na Universidade Estadual Paulista, campi de Rio Claro, São José do Rio Preto e Presidente Prudente. Dissertação (Mestrado) em Educação Matemática. Universidade Estadual Paulista. Rio Claro, 2003, 197f. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/91018. Acesso em: 22/03/2024.

RÍBNIKOV, K. Historia de las matemáticas. Editorial Mir, 1987.

UFSCar. Projeto político pedagógico do curso de Matemática, 92p. 2017. Disponível em: https://www.dm.ufscar.br/graduacao/attachments/article/243/projeto_licenciatura_noturno.pdf. Acesso em: 22/03/2024.

VEYNE, P. Como se escreve a História. Lisboa/Portugal. Edições 70 Ltda., 2008.

Downloads

Publicado

01-07-2024

Como Citar

SOUSA, M. do C. de . Revisitando a disciplina História da Matemática: justiça social aos conhecimentos matemáticos de povos não eurocêntricos . Boletim GEPEM, [S. l.], v. 1, n. 84, p. 154–178, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/972. Acesso em: 7 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos