O que pode a opção decolonial nos cursos de formação de professores?
DOI:
https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2024.971Palavras-chave:
Filosofia da Diferença, Educação Superior, Colonialidade, IndisciplinaridadeResumo
Este artigo tem como objetivo apresenta alguns resultados parciais da pesquisa intitulada “A opção decolonial em Educação Matemática: problematizando a formação inicial de professores”, financiada pela chamada de projetos universais CNPq/MCTI/FNDCT nº 18/2021 (202-2025) orientado pela pergunta: O que pode a opção decolonial nos cursos de formação de professores [que ensinam mMatemática]? O objetivo principal que orienta este projeto interinstitucional é tensionar os modos de organização disciplinar do currículo na formação de professores [que ensinam Matemática] a partir da problematização de práticas socioculturais[matemáticas] não hegemônicas. Metodologicamente os movimentos dos pesquisadores são sincrônicos porém feitos por diferentes caminhos, seja por meio da terapia desconstrucionista ou da Cartografia. Como resultados parciais se apresenta uma análise em três eixos a partir de registros e dados produzidos em dois cursos de extensão desenvolvidos no marco deste projeto: (1) A tutela da fala de outrem, (2) A pesquisa sobre o outrem e, (3) Interrogando a disciplinaridade impressa na Matemática.
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