O que pode a opção decolonial nos cursos de formação de professores?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2024.971

Palavras-chave:

Filosofia da Diferença, Educação Superior, Colonialidade, Indisciplinaridade

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresenta alguns resultados parciais da pesquisa intitulada “A opção decolonial em Educação Matemática: problematizando a formação inicial de professores”, financiada pela chamada de projetos universais CNPq/MCTI/FNDCT nº 18/2021 (202-2025) orientado pela pergunta: O que pode a opção decolonial nos cursos de formação de professores [que ensinam mMatemática]? O objetivo principal que orienta este projeto interinstitucional é tensionar os modos de organização disciplinar do currículo na formação de professores [que ensinam Matemática] a partir da problematização de práticas socioculturais[matemáticas] não hegemônicas. Metodologicamente os movimentos dos pesquisadores são sincrônicos porém feitos por diferentes caminhos, seja por meio da terapia desconstrucionista ou da Cartografia. Como resultados parciais se apresenta uma análise em três eixos a partir de registros e dados produzidos em dois cursos de extensão desenvolvidos no marco deste projeto: (1) A tutela da fala de outrem, (2) A pesquisa sobre o outrem e, (3) Interrogando a disciplinaridade impressa na Matemática.

Biografia do Autor

Michela Tuchapesk da Silva, Universidade de São Paulo

Doutorado em Educação Matemática pelo programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Ray Wesley Harrich, 1501, casa 33, CEP: 13 565-090. São Carlos, SP, Brasil. ORCID: : http://orcid.org/0000-0002-6298-1137  E-mail: michelat@usp.br

Elizabeth Gomes Sousa, Universidade Federal Pará

Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia e Universidade Estadual de Feira de Santana-Bahia. Docente da Faculdade de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil. Endereço para correspondência: UFPA: Rua Augusto Correa S/N, Guamá, Belém, Pará, 66075-110:. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7119-0348 E-mail: elizabethgs@ufpa.br

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Publicado

01-07-2024

Como Citar

OSORIO, C. T. .; SILVA, M. T. da .; SOUSA, E. G. . O que pode a opção decolonial nos cursos de formação de professores?. Boletim GEPEM, [S. l.], v. 1, n. 84, p. 55–74, 2024. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2024.971. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/971. Acesso em: 13 out. 2024.

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Artigos