Espaços de Formação Matemática: Laboratórios, Feiras e Mostras

Autores

  • Dora Soraia Kindel Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Rosana de Oliveira Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2016.97

Palavras-chave:

Laboratórios de Matemática, Formação Matemática de Professores, Feiras e Mostras em Educação Matemática

Resumo

Esse artigo tem por objetivo apresentar uma reflexão sobre laboratório de matemática, feiras e mostras como espaços, na perspectiva de Certau in Augé (1994) onde os espaços são vistos como lugares praticados. Um lugar torna-se espaço pela presença dos indivíduos, de suas interações e utilização desse lugar. Dentro dessa perspectiva entendemos que os laboratórios, feiras e mostras na área de educação matemática contribuem para a formação matemática de futuros professores da Educação Básica e estão intrinsicamente ligados à forma como se compreende a produção do conhecimento matemático. Nesse artigo apresentaremos uma revisão bibliográfica sobre laboratórios de matemática, suas concepções e finalidades; o Laboratório de Observações, Vivências e Experiências em Educação Matemática do Instituto Multidisciplinar - LOVE-EMIM (UFRRJ); o Laboratório Interativo de Educação Matemática  - LIEEDUMAT (UERJ) e faremos uma reflexão sobre o papel das Feiras e Mostras em Educação Matemática como o não-lugar onde se produz conhecimento na formação de professores que ensinam matemática e na divulgação científica.

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Publicado

01-06-2016

Como Citar

SORAIA KINDEL, D.; OLIVEIRA, R. de . Espaços de Formação Matemática: Laboratórios, Feiras e Mostras. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 69, p. 15–28, 2016. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2016.97. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/97. Acesso em: 31 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos