Espaços de Formação Matemática: Laboratórios, Feiras e Mostras

Autores

  • Dora Soraia Kindel Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Rosana de Oliveira Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2016.97

Palavras-chave:

Laboratórios de Matemática, Formação Matemática de Professores, Feiras e Mostras em Educação Matemática

Resumo

Esse artigo tem por objetivo apresentar uma reflexão sobre laboratório de matemática, feiras e mostras como espaços, na perspectiva de Certau in Augé (1994) onde os espaços são vistos como lugares praticados. Um lugar torna-se espaço pela presença dos indivíduos, de suas interações e utilização desse lugar. Dentro dessa perspectiva entendemos que os laboratórios, feiras e mostras na área de educação matemática contribuem para a formação matemática de futuros professores da Educação Básica e estão intrinsicamente ligados à forma como se compreende a produção do conhecimento matemático. Nesse artigo apresentaremos uma revisão bibliográfica sobre laboratórios de matemática, suas concepções e finalidades; o Laboratório de Observações, Vivências e Experiências em Educação Matemática do Instituto Multidisciplinar - LOVE-EMIM (UFRRJ); o Laboratório Interativo de Educação Matemática  - LIEEDUMAT (UERJ) e faremos uma reflexão sobre o papel das Feiras e Mostras em Educação Matemática como o não-lugar onde se produz conhecimento na formação de professores que ensinam matemática e na divulgação científica.

Referências

AUGÉ, M.. Não-lugares: Introdução a uma antropologia da supermodernidade. 4ª ed. Campinas-SP. Papirus, 1994. Coleção Travessia do Século.

BERTONI, N. E.; GASPAR, M. T. J.. Laboratório de ensino de matemática da Universidade de Brasília: uma trajetória de pesquisa em educação matemática, apoio à formação do professor e interação com a comunidade. In. Laboratório de Ensino de Matemática na Formação de Professores. Campinas, SP: autores associados, 2012. p. 135_151

GASPAR, A. A Educação formal e a educação informal em ciências. Ciência e Público: Caminho da Divulgação Cientifica no Brasil. Org. Luisa Massarani, Ildeu de Castro Moreira e Fátima Brito. Série Terra incógnita. RJ: Casa da Ciência UFRJ p. 171-183. Em, http://www.casadaciencia.ufrj.br/Publicacoes/terraincognita/cienciaepublico/artigos/art14_aeducacaoformal.pdf acessado em 13 de maio de 2016.

JACOBUCCI, D. F. C., Contribuições dos Espaços não-formais de educação para a formação da cultura científica. EM EXTENSÃO v. 7. Uberlândia, 2008. p.55-66.

KALEFF, A. M. M. R.. Do fazer concreto ao desenho em geometria: ações e atividades desenvolvidas no laboratório de ensino de geometria da UFF. In. Laboratório de Ensino de Matemática na Formação de Professores. Campinas, SP: autores associados, 2012. p. 113_134. .

LORENZATO, S.. Laboratório de ensino de matemática e materiais didáticos manipuláveis. In. Laboratório de Ensino de Matemática na Formação de Professores. Campinas, SP: autores associados, 2012. p. 3-37.

MISKULIN, R. G. S.. As potencialidades didático-pedagógicas de um laboratório em educação matemática mediado pelas TICs na formação de professores. In. Laboratório de Ensino de Matemática na Formação de Professores. Campinas, SP: autores associados, 2012. p. 153_178.

PASSOS, C. L. B.. Materiais manipuláveis como recursos didáticos na fomracao de professores de matemática. In. Laboratório de Ensino de Matemática na Formação de Professores. Campinas, SP: autores associados, 2012. p. 77_ 92.

QUEIROZ, R. M. et al. A caracterização dos Espaços não formais em Educação Científica para o Ensino de Ciências. Atas do VIII ENPEC – Encontro Nacional de Pesquisa em Ciências. 2011. http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/resumos/R1579-2.pdf acessado em 13 de maio de 2016.

REGO, M. R.; REGO, R. G. Desenvolvimento e uso de materiais didáticos no ensino de matemática. In:. Laboratório de Ensino de Matemática na Formação de Professores. Campinas, SP: autores associados, 2012. p. 39 – 56.

SCHEFFER, N. F.. O LEM na discussão de conceitos de geometria a partir das mídias: dobradura e software dinâmico. In. Laboratório de Ensino de Matemática na Formação de Professores. Campinas, SP: autores associados, 2012. p. 93_112. .

TURRIONI, A. M. S.; PEREZ, G.. Implementando um laboratório de educação matemática para apoio na formação de professores. In. Laboratório de Ensino de Matemática na Formação de Professores. Campinas, SP: autores associados, 2012. p. 57_ 76.

Downloads

Publicado

01-06-2016

Como Citar

SORAIA KINDEL, D.; OLIVEIRA, R. de . Espaços de Formação Matemática: Laboratórios, Feiras e Mostras. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 69, p. 15–28, 2016. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2016.97. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/97. Acesso em: 22 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos