Entre possibilidades e lacunas: um olhar sobre as Teses em Educação Probabilística na Escola Básica
DOI:
https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2024.969Palavras-chave:
Ensino de Probabilidade, Revisão Sistemática, Educação BásicaResumo
Este artigo tem por objetivo apresentar uma pesquisa que buscou mapear, descrever e sistematizar as teses brasileiras sobre o ensino e a aprendizagem de probabilidade na Educação Básica. Foram analisadas teses produzidas de maio de 1994 a junho de 2021 em programas de pós-graduação Stricto Sensu reconhecidos pela CAPES, das áreas de Educação e Ensino. Através de uma revisão bibliográfica do tipo estado da arte, identificamos 332 teses e dissertações, das quais 21 foram selecionadas. A análise revelou uma multiplicidade de encaminhamentos e propostas pedagógicas para o ensino e a aprendizagem na Educação Probabilística, com destaque para pesquisas envolvendo o uso de tecnologias. As conclusões destacam a importância da utilização de recursos tecnológicos, como simuladores, softwares estatísticos, objetos de aprendizagem e jogos pedagógicos, como ferramentas auxiliares para o ensino de probabilidade e estatística. Esses recursos foram considerados capazes de facilitar a compreensão de conceitos complexos, melhorar a interatividade e a motivação dos alunos, além de ajudá-los a desenvolver habilidades para a resolução de problemas. No campo das metodologias de ensino adotadas para a aprendizagem probabilística por meio de sequências didáticas, muitas pesquisas buscaram investigar a influência de fatores externos, como o contexto social e cultural dos alunos, no desenvolvimento de suas habilidades em probabilidade.
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