Música, Álgebra e Modelagem Matemática: a construção de um modelo como possibilidade para Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2024.963Palavras-chave:
Modelos, Modelagem Matemática, Pensamento algébrico, MúsicaResumo
Nesta pesquisa buscou-se estudar a música e suas possíveis relações com o ensino e aprendizagem da álgebra e do pensamento algébrico, com o auxílio da Modelagem Matemática, tendo como objetivo compreender como a música, por meio da criação de modelo, pode auxiliar no desenvolvimento do pensamento algébrico em estudantes da Educação Básica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em particular um estudo documental, no qual a pesquisadora utilizou-se do processo de Modelagem Matemática, para construir modelos algébricos a partir de cifras musicais. Os dados foram analisados por meio de categorias elencadas a priori, oriundas da base teórica estudada, a saber: percepção e apreensão; compreensão e explicitação; significação e expressão. Os modelos encontrados passaram por um processo de validação, no qual os resultados apontaram que as cifras codificadas geram termos gerais que podem ser utilizados como equações em sala de aula, instigando o desenvolvimento da vertente modelação do pensamento algébrico. No entanto, ao tentar criar modelos de funções do primeiro grau para as mesmas cifras, estes não foram validados. Mesmo assim, pode-se concluir que o ensino da álgebra por meio da música, baseado na Modelagem Matemática, pode ser eficaz para o ensino de equações de primeiro grau e de sequências numéricas.
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