Música, Álgebra e Modelagem Matemática: a construção de um modelo como possibilidade para Educação Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2024.963

Palavras-chave:

Modelos, Modelagem Matemática, Pensamento algébrico, Música

Resumo

Nesta pesquisa buscou-se estudar a música e suas possíveis relações com o ensino e aprendizagem da álgebra e do pensamento algébrico, com o auxílio da Modelagem Matemática, tendo como objetivo compreender como a música, por meio da criação de modelo, pode auxiliar no desenvolvimento do pensamento algébrico em estudantes da Educação Básica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em particular um estudo documental, no qual a pesquisadora utilizou-se do processo de Modelagem Matemática, para construir modelos algébricos a partir de cifras musicais. Os dados foram analisados por meio de categorias elencadas a priori, oriundas da base teórica estudada, a saber: percepção e apreensão; compreensão e explicitação; significação e expressão. Os modelos encontrados passaram por um processo de validação, no qual os resultados apontaram que as cifras codificadas geram termos gerais que podem ser utilizados como equações em sala de aula, instigando o desenvolvimento da vertente modelação do pensamento algébrico. No entanto, ao tentar criar modelos de funções do primeiro grau para as mesmas cifras, estes não foram validados. Mesmo assim, pode-se concluir que o ensino da álgebra por meio da música, baseado na Modelagem Matemática, pode ser eficaz para o ensino de equações de primeiro grau e de sequências numéricas.

Biografia do Autor

Milena Passos dos Santos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Membro do do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Tendências da Educação Matemática e Cultura (GEPTEMaC).

Zulma Madruga, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Doutora em Educação e Ciências e Matemática. Professora adjunta de ensino de Matemática na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Docente permanente dos programas de pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (UESC) e Educação Científica e Formação de Professores (UESB). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Tendências da Educação Matemática e Cultura (GEPTEMaC).

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Publicado

24-12-2024

Como Citar

PASSOS DOS SANTOS, M. . .; MADRUGA, Z. Música, Álgebra e Modelagem Matemática: a construção de um modelo como possibilidade para Educação Básica. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 85, p. 26–51, 2024. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2024.963. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/963. Acesso em: 21 jan. 2025.

Edição

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Artigos