Formação de Mediadores e Temas Controversos nos Museus

Autores

  • Djana Contier Faculdade de Educação da USP
  • Martha Marandino Faculdade de Educação da USP

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2016.96

Palavras-chave:

Controvérsias Científicas, Museus, Formação de educadores

Resumo

Com o objetivo de fomentar as discussões sobre as relações entre ciência, tecnologia e sociedade nos museus, o presente artigo discutiu as estratégias de formação dos educadores na medição de temas controversos no contexto de exposições de ciências, a partir de um curso ministrado em parceria com o Museu de Microbiologia do Instituto Butantan. A estrutura e as atividades do curso tiveram como inspiração a ferramenta metodológica de mapeamento de controvérsias (VENTURINI, 2010; 2012) que por sua vez advém da Teoria de Ator-Rede de Bruno Latour (2012). A intenção deste trabalho é refletir sobre os desafios e possibilidades de os educadores trabalharem com temas controversos na mediação com o público. A análise foi realizada a partir de dados de um questionário respondido pelos educadores após o curso e a discussão se pautou na relevância e nos desafios das instituições assumirem de forma sistemática a formação desses profissionais.

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Publicado

01-06-2016

Como Citar

CONTIER, D. .; MARANDINO, M. . Formação de Mediadores e Temas Controversos nos Museus. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 69, p. 4–14, 2016. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2016.96. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/96. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos