O estado da arte do ensino de equação de 1º grau

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2024.957

Palavras-chave:

Ensino, Equação, Metodologia, Tecnologias, Compreensão

Resumo

Este artigo propõe uma análise completa e detalhada do ensino de equações do 1º grau, reconhecido como fundamental no currículo matemático por fornecer as bases para conceitos mais avançados e habilidades necessárias em diversas áreas. A revisão baseia-se em 37 pesquisas de mestrado e doutorado realizadas nos últimos 10 anos, a partir de janeiro de 2013. A seleção dessas pesquisas seguiu critérios temporais específicos, concentrando-se em investigações que abordassem questões pertinentes ao ensino dessas equações. Cada pesquisa analisada examinou questões de pesquisa específicas e forneceu detalhes sobre o tipo de metodologia empregada. As informações extraídas incluem os pormenores das metodologias de ensino de matemática utilizadas, a integração de tecnologias educacionais e os principais resultados de cada estudo. O objetivo deste levantamento é oferecer uma visão abrangente e atualizada das práticas adotadas no ensino de equações do 1º grau, com ênfase na promoção da compreensão conceitual, resolução de problemas contextualizados e uso estratégico de tecnologias educacionais.

Biografia do Autor

Fábio José da Costa Alves, Universidade do Estado do Pará

Pós-doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Doutor e Mestre em Geofísica pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Engenheiro Civil (UFPA), Licenciado em Matemática pela União das Escolas Superiores do Pará (UNESPA), Docente dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Ensino de Matemática da Universidade do Estado do Pará (UEPA), Belém, Pará, Brasil. Endereço para correspondência: Conjunto Satélite WE-09 n° 686, Coqueiro, Belém-PA, Brasil, CEP 66.670-230.

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Publicado

24-12-2024

Como Citar

GAIA BARRETO DA SILVA, B.; DA COSTA ALVES, F. J. O estado da arte do ensino de equação de 1º grau. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 85, p. 3–25, 2024. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2024.957. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/957. Acesso em: 21 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos