O estado da arte do ensino de equação de 1º grau
DOI:
https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2024.957Palavras-chave:
Ensino, Equação, Metodologia, Tecnologias, CompreensãoResumo
Este artigo propõe uma análise completa e detalhada do ensino de equações do 1º grau, reconhecido como fundamental no currículo matemático por fornecer as bases para conceitos mais avançados e habilidades necessárias em diversas áreas. A revisão baseia-se em 37 pesquisas de mestrado e doutorado realizadas nos últimos 10 anos, a partir de janeiro de 2013. A seleção dessas pesquisas seguiu critérios temporais específicos, concentrando-se em investigações que abordassem questões pertinentes ao ensino dessas equações. Cada pesquisa analisada examinou questões de pesquisa específicas e forneceu detalhes sobre o tipo de metodologia empregada. As informações extraídas incluem os pormenores das metodologias de ensino de matemática utilizadas, a integração de tecnologias educacionais e os principais resultados de cada estudo. O objetivo deste levantamento é oferecer uma visão abrangente e atualizada das práticas adotadas no ensino de equações do 1º grau, com ênfase na promoção da compreensão conceitual, resolução de problemas contextualizados e uso estratégico de tecnologias educacionais.
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