Educação Financeira no livro didático: uma análise da coleção adotada em duas instituições públicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2024.946

Palavras-chave:

Atividades, Educação Financeira, Ensino Fundamental, Livros Didáticos, Matemática

Resumo

O objetivo do trabalho é analisar atividades que abordam a educação financeira nos livros didáticos de matemática dos anos iniciais do ensino fundamental da coleção Bem-Me-Quer, aprovada pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD/2023). Caracteriza-se metodologicamente por uma abordagem qualitativa de pesquisa com contornos quantitativos, a partir da análise documental de atividades sobre educação financeira em duas categorias, questões diretas e indiretas. Apresenta tanto a caracterização geral dos livros didáticos do 1º ao 5º ano como as análises referentes às noções financeiras presentes nas atividades da coleção e sua articulação com as habilidades indicadas na Base Nacional Comum Curricular. Destacam-se como resultados principais: a presença significativa de 176 questões sobre a educação financeira, em diferentes seções, com prevalência de questões indiretas em detrimento de questões diretas. Isso representa a exiguidade de atividades que apresentam a finalidade central de introduzir as noções de finanças e economia. Dada a relevância da temática para formação dos sujeitos, há a necessidade de promover o trabalho contínuo com os conceitos financeiros e o desenvolvimento do pensamento crítico referente as finanças, a partir das atividades dos livros didáticos em todos anos do ensino fundamental.

 

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Publicado

24-12-2024

Como Citar

OLIVEIRA DA SILVA, F.; OURO FILHO , A. .; DAMM ZOGAIB , S. Educação Financeira no livro didático: uma análise da coleção adotada em duas instituições públicas. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 85, p. 150–181, 2024. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2024.946. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/946. Acesso em: 21 jan. 2025.

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Artigos