Crenças e Concepções de professores de Cálculo Diferencial e Integral na perspectiva da Formação profissional
DOI:
https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2025.873Palavras-chave:
Crenças e concepções de professores;, Cálculo Diferencial e Integral;, Engenharia.Resumo
Este trabalho partiu de uma inquietação ao ler e constatar o cenário de dificuldades que gestores, professores e alunos têm encontrado na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral (CDI) nos cursos de Engenharia. Ao buscar respostas na literatura, percebe-se que qualquer esforço para uma melhoria na qualidade do ensino de CDI deveria começar por uma compreensão das crenças e concepções de caráter epistemológico dos professores e de como estas estão relacionadas com suas práticas pedagógicas. Assim, define-se como objetivo geral deste estudo: investigar e compreender crenças e concepções sobre a natureza da Matemática de professores que lecionam CDI nas Engenharias e investigar a correlação destas com suas práticas. Escolhida a natureza qualitativa com enfoque no estudo de caso como diretriz metodológica de pesquisa, pensou-se em dois instrumentos para uma produção e coleta de dados. A interpretação e análise dos dados obtidos, em cruzamento com os elementos da fundamentação teórica (THOMPSON, 1982; ERNEST, 1988; PONTE, 1992) usada, indicaram que crenças e concepções mobilizadas pelos professores estão relacionadas às suas histórias de vida e experiências profissionais. Entretanto, constatamos que crenças e concepções dos professores acerca da natureza da Matemática e do seu ensino, identificadas pelos depoimentos dos mesmos por meio do tema formação profissional, estão ligadas, mas não se correlacionam diretamente. Assim, elementos de concepções distintas foram identificados no mesmo professor.
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