Representatividade LGBT+ em espaços de produção e divulgação (em educação) matemática
DOI:
https://doi.org/10.4322/gepem.2023.022Resumo
O presente artigo é fruto da necessidade de questionar a respeito da presença de corpos LGBT+ na (e pela Educação) Matemática. Por meio de uma pesquisa realizada com os descritores “LGBT” e “Matemática” no Google, em diferentes idiomas, este texto tem como objetivo de visibilizar ações que reconhecem, respeitam, valorizam e fomentam a promoção de pessoas LGBT+ no campo da Matemática e das ciências ditas exatas. Encontramos organizações científicas e sociais, projetos, editais públicos para ações de extensão universitária e divulgação científica observando que, no âmbito brasileiro, as contribuições que corroboram com nosso objetivo encontram-se ainda, aparentemente, em estágio inicial, embora significativo. Nos Estados Unidos da América e na Europa – em países de língua inglesa – as ações parecem estar mais bem estruturadas no sentido da promoção de um ambiente seguro e de partilha entre profissionais LGBT+ que atuam em Matemática. Não foram identificadas ações em prol da representatividade dessas pessoas nos países de língua espanhola situados na América Latina, assim como nos países de língua inglesa, espanhola ou portuguesa em África.
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