O livro didático de matemática do Ensino Fundamental I e a ausência da flexão de gênero substantivada
DOI:
https://doi.org/10.4322/gepem.2023.019Palavras-chave:
Gênero, Educação Matemática, Livros didáticos, Mulheres, Anos Iniciais do Ensino FundamentalResumo
Este artigo apresenta indagações no que se refere ao uso predominante da linguagem no gênero masculino em livros didáticos de matemática do terceiro, quarto e quinto anos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino (RME) de Pinhais, localizado na Região Metropolitana de Curitiba no Paraná. A coleção de livros analisada é a utilizada pela RME em questão. Provocadas e provocado pela possibilidade de tensionar e promover reflexões sobre a norma gramatical que conforma, condiciona e define presenças e ausências, movidas e movido pelo anseio de olhar para um material aprovado para compor o Plano Nacional do Livro Didático - PNLD, buscou-se perceber se as mulheres são visibilizadas ou ainda permanecem na subrepresentatividade justificada pela inserção nos substantivos masculinos. A partir de reconceitualizações de gênero, enquanto categoria social e de configuração contingente, compreende-se a necessidade de suscitar diálogos que questionem discursos e vozes reverberados no interior da escola, em detrimento de outros. A problematização de determinadas conjunturas nas quais estão imbricadas relações de subalternização é preponderante, pois muito se tem pautado sobre as pluralidades e singularidades a serem contempladas nas abordagens e materiais pedagógicos adotados, haja vista o alto investimento de recurso público, bem como da importante utilização deste material no cotidiano das escolas.
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