Estela e o projeto fazendo arte com a Matemática

Autores

  • Katia Regina Ashton Nunes Associação Educacional Miraflores

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2016.83

Palavras-chave:

Estela Fainguelernt, Educação Matemática, Geometria, Arte

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar um breve relato da trajetória profissional da educadora Estela Kaufman Fainguelernt que dedicou grande parte de sua vida à pesquisa e à formação inicial e continuada de gerações de professores de Matemática, e que durante anos encantou a todos com sua alegria, dedicação, competência, paixão, e grande vitalidade. O texto ainda discorre sobre o Projeto Matemática e Arte que desenvolveu em parceria com a professora Katia Regina Ashton Nunes e descreve, de forma reduzida, um dos muitos trabalhos que realizaram em conjunto com artistas plásticos de destaque mundial.

Referências

AMARAL, A. (org.). Arte Construtiva no Brasil - Coleção Adolpho Leirner. DBA Melhoramentos, 1998.

ÁVILA, G. Objetivos do Ensino da Matemática. Revista do Professor de Matemática. São Paulo, n. 27, p.1-10, 1995.

BARBOSA, A. M. A imagem no ensino da arte. 6 ed. São Paulo: Perspectiva, 2005.

BILL, M. The mathematical approach in contemporary art. Arts and Architecture. Los Angeles: 1954.

FAINGUELERNT, E. K. Educação matemática: representação e construção em geometria. Porto Alegre: Artmed, 1999.

______. et al. Trabalhando com geometria. São Paulo: Ática, 1989.

FAINGUELERNT, E. K.; NUNES, K. R. A. Fazendo arte com a matemática. Porto Alegre: Artmed, 2005.

______.Tecendo matemática com arte. Porto Alegre: Artmed, 2009.

______.Descobrindo matemática na arte. Porto Alegre: Artmed, 2010.

______. Matemática: práticas pedagógicas para o ensino médio. Porto Alegre: Penso, 2012.

______. Fazendo arte com a matemática. 2 ed. Porto Alegre: Penso , 2015.

GULLAR, F. Etapas da arte contemporânea: do cubismo à arte neoconcreta. 2. ed. Rio de Janeiro: Revan, 1998.

KOLLER, M. C. M. C. Escher gravura e desenhos. Trad. Maria Odete Gonçalves. Taschen, 1994.

NUNES, K. R. A. Um olhar matemático no mundo das artes: a arte do século XX como veículo de aprendizagem em geometria. Dissertação de Mestrado-USU, Rio de Janeiro, 2002.

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS para o ensino fundamental (3o e 4o ciclos) Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998.

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS para o ensino fundamental (3o e 4o ciclos) Artes. Brasília: MEC/SEF, 1998.

SALVADOR, M. Uma História de Paixão: Estela Kaufman Fainguelernt e o Ensino da Geometria. 2012. Dissertação de Mestrado (Educação Matemática). Vassouras (RJ): Universidade Severino Sombra.

ZIRALDO, A. P. Uma professora muito maluquinha. São Paulo: Melhoramentos, 1995.

WALKER,W. et al. Caleidociclos de M.C. Escher. Trad. Maria Odete Gonçalves. Taschen, 1991.

Downloads

Publicado

01-01-2016

Como Citar

ASHTON NUNES, K. R. . Estela e o projeto fazendo arte com a Matemática . Boletim GEPEM, [S. l.], n. 68, p. 81–91, 2016. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2016.83. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/83. Acesso em: 28 set. 2024.

Edição

Seção

Seção Especial