Narrativas de educadoras matemáticas e atravessamentos de gênero: transgressões e (des)construções

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4322/gepem.2023.012

Palavras-chave:

Estudos de gênero, História Oral, História da Educação Matemática

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar, com enfoque nas questões de gênero, trajetórias profissionais de educadoras matemáticas do estado do Paraná. A pesquisa, conduzida por meio da metodologia da História Oral, explora narrativas de oito educadoras, investigando os desafios e enfrentamentos relacionados às marcas de gênero em suas trajetórias. Além disso, o estudo enfatiza o aspecto político da escrita da história, especialmente quando se considera o papel das educadoras na desconstrução de normas de gênero pré-estabelecidas. A pesquisa aborda a Educação Matemática da perspectiva histórica, destacando o papel das educadoras na construção e desconstrução de ideias de feminino e gênero nesse contexto. O conceito de gênero como categoria de análise histórica foi empregado nas análises. Com isso, espera-se contribuir para um entendimento mais abrangente sobre histórias individuais e coletivas de educadoras matemáticas. Com as narrativas orais, percebemos na história da Educação Matemática uma área com potencial para produzir transgressões, construir ou desconstruir ideias de feminino socialmente impostas.

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Publicado

30-12-2023

Como Citar

DE SANTI, T. A.; DA SILVA, H. Narrativas de educadoras matemáticas e atravessamentos de gênero: transgressões e (des)construções. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 83, p. 57–77, 2023. DOI: 10.4322/gepem.2023.012. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/828. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Gênero e Educação Matemática