Um olhar Queer para a sala de aula de matemática: discussões diante da percepção de licenciandos

Autores

  • Davi Nascimento Universidade Federal de Pernambuco
  • Ana Lúcia Leal Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.4322/gepem.2023.011

Palavras-chave:

Formação Humana, Educação, Identidades LGBTIA , Integralidade, Sala de aula de Matemática

Resumo

Esse trabalho trata-se de um recorte elaborado a partir de um Trabalho de Conclusão de Curso, logo, a investigação faz parte de um projeto mais amplo intitulado FORMAÇÃO HUMANA E IDENTIDADES LGBTQ+: Algumas considerações sobre a relevância das temáticas na Educação sob o ponto de vista de licenciandos do Curso de Matemática-Licenciatura - UFPE. Nosso estudo se justifica pela necessidade de reconhecermos as Identidades LGBTIA+ enquanto aspectos inerentes à Formação Humana. Reconhecemos a escola enquanto um dispositivo normalizador que constitui seres humanos sob uma perspectiva heterocisnormativa em quaisquer salas de aulas, incluindo a de Matemática. Neste recorte voltamos nosso olhar para a análise da postura de um grupo de licenciandos do curso de Matemática da Universidade Federal de Pernambuco frente às necessidades e possibilidades de uma educação acolhedora em prol da soma das diferenças na sala de aula de Matemática e a integralidade dos seres. Obtivemos a adesão de 20 colaboradores que, em sua maioria, constatou a relevância das temáticas de nossa pesquisa e perceberam a importância de uma educação integral que contemple as Identidades LGBTIA+. Além disso, reconheceram a existência do preconceito e o silenciamento diante da marginalização. Contudo, identificamos escassez de materiais acessíveis e a falta de embasamento sobre estas temáticas durante a formação acadêmica. Ainda assim, muitos se mostraram dispostos a se mobilizar contra os discursos que pudessem ferir quaisquer vidas. Em contrapartida, ainda houve participantes que se mostraram receosos em como contemplar a temática da diversidade. Em virtude das perspectivas preconceituosas, ainda existentes, dentro e fora da Escola, urge assumirmos a perspectiva da inclusão e o respeito às diferenças, instigando uma Formação verdadeiramente Humana que esteja pautada no autoconhecimento e autocuidado.

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Publicado

30-12-2023

Como Citar

NASCIMENTO, D.; LEAL, A. L. Um olhar Queer para a sala de aula de matemática: discussões diante da percepção de licenciandos. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 83, p. 28–56, 2023. DOI: 10.4322/gepem.2023.011. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/821. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Gênero e Educação Matemática