Tendências em Educação Matemática: percursos curriculares brasileiros e paraguaios.

Autores

  • Fabiana Chagas de Andrade Professora, Instituto Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2016.81

Resumo

O livro foi publicado em um momento pertinente, devido à ampla discussão que vem ocorrendo sobre a criação do documento da BNCC[1]. O autor apresenta a obra, inserida em um projeto de pesquisas comparativas sobre o currículo na área de educação matemática em países da América Latina. No primeiro capítulo, o autor delimita os referenciais teóricos da pesquisa, abordando a metodologia de estudos comparados em Educação. De acordo com Carvalho (2013), as pesquisas nesse campo são recentes e possuem caráter quantitativo, analisando os sistemas educativos como objetos isolados e destituídos de conteúdos sociais, políticos e econômicos. O método comparativo adotado foi o de Garcia Garrido (1982), que delimitou as seguintes fases de análise: pré-descritiva, descritiva, interpretativa, de justaposição e prospectiva. Em relação aos currículos praticados, a pesquisa de campo identificou como vêm sendo implementados os currículos no Brasil e no Paraguai, através de entrevistas com profissionais atuantes nesses países.

No segundo capítulo, o autor compara os sistemas educacionais dos países. Dentre as similaridades, destacam-se: idade de início e conclusão do ensino básico considerado obrigatório, mínimo de horas anuais e dias letivos, objetivos do E.M. ao preparar o jovem para o mundo do trabalho e para a educação superior, e as exigências quanto à formação do professor da segunda etapa do E.F. Já as especificidades principais são: total de horas anuais no Brasil e o total de horas mínimas por dia no Paraguai, além da diferença de um ano na idade de passagem entre níveis da educação básica.

Referências

CARVALHO, E.J.G. Reflexões sobre a importância dos estudos de Educação Comparada na atualidade. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, nº 52, p. 416-435, set. 2013 – ISSN: 1676-2584.

GARCIA GARRIDO, J.L. Fundamentos de Educación Comparada (Foundations of Comparative Education), Madrid, 1982.

SKOVSMOSE, O. Educação Matemática Crítica: a questão da democracia. 4. ed. Campinas: Papirus, 2008.

SACRISTÁN, J. G. O Currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Artmed, 2000.

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Publicado

01-01-2016

Como Citar

CHAGAS DE ANDRADE, F. . Tendências em Educação Matemática: percursos curriculares brasileiros e paraguaios. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 68, p. 118–121, 2016. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2016.81. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/81. Acesso em: 28 set. 2024.

Edição

Seção

Resenha