Análise dos Problemas propostos para o ensino de equações polinomiais do 1º grau com uma incógnita nos livros didáticos de matemática

Autores

  • Jadilson Ramos Almeida Professor da Universidade Federal de Campina Grande
  • Marcelo Câmara dos Santos Professor da Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2014.8

Palavras-chave:

Livro Didático, Álgebra, Problemas, Problemas de estrutura algébrica, Equações polinomiais do 1º grau

Resumo

Esse artigo relata uma investigação que teve como objetivo analisar os problemas propostos para o ensino de equações polinomiais do 1º grau com uma incógnita nos livros didáticos de matemática do 7º ano do Ensino Fundamental, aprovados no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2011. Classificamos os problemas encontrados, tendo como categorias iniciais as criadas por Marchand e Bednarz (1999) em sua pesquisa realizada nos livros didáticos canadenses. Como resultado, destacamos que os livros didáticos brasileiros têm uma forte tendência em explorar problemas que podem não favorecer a passagem da aritmética à álgebra, os denominados “falsos problemas”, e os problemas de estrutura aritmética. Em relação aos problemas de estrutura algébrica, todos os livros dão preferência aos problemas de partilha de quantidades.

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Publicado

01-01-2014

Como Citar

RAMOS ALMEIDA, J. .; CÂMARA DOS SANTOS, M. . Análise dos Problemas propostos para o ensino de equações polinomiais do 1º grau com uma incógnita nos livros didáticos de matemática. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 64, p. 3–17, 2014. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2014.8. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/8. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos