Análise dos Problemas propostos para o ensino de equações polinomiais do 1º grau com uma incógnita nos livros didáticos de matemática

Autores

  • Jadilson Ramos Almeida Professor da Universidade Federal de Campina Grande
  • Marcelo Câmara dos Santos Professor da Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2014.8

Palavras-chave:

Livro Didático, Álgebra, Problemas, Problemas de estrutura algébrica, Equações polinomiais do 1º grau

Resumo

Esse artigo relata uma investigação que teve como objetivo analisar os problemas propostos para o ensino de equações polinomiais do 1º grau com uma incógnita nos livros didáticos de matemática do 7º ano do Ensino Fundamental, aprovados no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2011. Classificamos os problemas encontrados, tendo como categorias iniciais as criadas por Marchand e Bednarz (1999) em sua pesquisa realizada nos livros didáticos canadenses. Como resultado, destacamos que os livros didáticos brasileiros têm uma forte tendência em explorar problemas que podem não favorecer a passagem da aritmética à álgebra, os denominados “falsos problemas”, e os problemas de estrutura aritmética. Em relação aos problemas de estrutura algébrica, todos os livros dão preferência aos problemas de partilha de quantidades.

Referências

ANDRÉ, R. C. M. Investigando a transição da linguagem natural para a linguagem algébrica: o equacionamento de enunciados de problemas à luz dos registros de representação semiótica. Dissertação (Mestrado em Educação). UFPE, Recife. 2007.

BERNARD, J.; COHEN, M. Uma integração dos métodos de resolução de equações numa sequência evolutiva de aprendizado. In: COXFORD, A.; SHULTE, A. (Org). As ideias da álgebra. Tradução de Hygino Domingues. São Paulo: Atual, 1995. cap. 10, p. 111-126.

BIANCHINI, E. Matemática. 7º Ano. São Paulo: Moderna. 2006.

BOOTH, L. Dificuldades das crianças que se iniciam em álgebra. In: COXFORD, A.; SHULTE, A. (Org). As ideias da álgebra. Tradução de Hygino Domingues. São Paulo: Atual, 1995. cap. 3, p.23-36.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. MEC/SEF, Brasília, 1998.

CÂMARA, M. Estratégias Utilizadas por Alunos de 6º Ano na Resolução de Problemas de

Estrutura Algébrica. In: Anais do X ENEM. Salvador. 2010.

CARVALHO, A. L. T.; REIS, L. F. Aplicando a Matemática. 7º Ano. Tatuí: Casa Publicadora do

Livro. 2009.

CENTURIÓN, M. R.; JAKUBOVIC, J. Matemática na Medida Certa. 7º Ano. São Paulo: Scipione. 2009.

COSTA, W. R. Investigando a Conversão da Escrita Natural para Registros em Escrita Algébrica em Problemas Envolvendo Equações de Primeiro Grau. Dissertação (Mest. em Educação Matemática e Tecnológica). UFPE, Recife. 2010.

DANTE, L. R. Tudo é Matemática. 7º Ano. São Paulo: Ática. 2009.

DA ROCHA FALCÃO, J. T. A álgebra como ferramenta de representação e resolução de problemas. In: SCHLIEMANN, A. D.; Et al. Estudos em psicologia da educação matemática. Recife: Editora Universitária da UFPE, 1997.

DUVAL, R. Registros de representações semióticas e funcionamento cognitivo da compreensão em matemática. In: MACHADO, S. D. A. Aprendizagem em matemática: registros de representação semiótica. Campinas: Papirus, 2003.

FREITAS, M. Equação do 1º grau: métodos de resolução e análise de erros no ensino médio. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática), PUC-SP, São Paulo. 2002.

GAMA, C. PAL Tool: uma ferramenta cognitiva para organização e representação de problemas algébricos. In: XIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação – NCE – IM/UFRJ, Rio de Janeiro. 2003.

GIOVANNI JUNIOR, J. R.; CASTRUCCI, B. A Conquista da Matemática. 7º Ano. São Paulo: FTD. 2009.

IEZZI, G.; DOLCE, O.; MACHADO, A. Matemática e Realidade. 7º Ano. São Paulo: Atual.2009.

IMENES, L. M.; LELLIS, M. Matemática. 7º Ano. São Paulo: Moderna. 2009.

KIERAN, C. Equações e expressões em álgebra. In: COXFORD, A.; SHULTE, A. (Org). As ideias da álgebra. Tradução de Hygino Domingues. São Paulo: Atual, 1995. cap. 9, p. 104-110.

LOCHHEAD, J.; MESTRE, J. P. Das palavras à álgebra: corrigindo concepções erradas. In: COXFORD, A. F.; SHULTE, A. P.; (Org.). As idéias da álgebra. Tradução de Hygino Domingues. São Paulo: Atual. 1995. cap. 13, p. 144-154.

MARCHAND, P.; BEDNARZ, N. L’enseignement de l’algèbre au secondaire: une analyse des problèmes présentés aux élèves. In: Bulletin AMQ, Vol. XXXIX, N°4. Québec: AMQ. 1999.

, Développement de l’algèbre dans un context de resolution de problems. In Bulletin AMQ, Vol. XL, N°4. Québec: AMQ, 2000.

MORI, I.; ONAGA, D. S. Matemática: Ideias e Desafios. 7º Ano. São Paulo: Saraiva. 2009. RIBEIRO, J. S. Projeto Radix: Matemática. 7º Ano. São Paulo: Scipione. 2009.

SOUZA, J. R.; PATARO, P. R. M. Vontade de Saber Matemática. 7º Ano. São Paulo: FTD.2009.

SPERAFICO, Y. L. S.; GOLBERT, C. S. Análise de erros na resolução de problemas envolvendo equações algébricas do 1º grau. In: Anais do IX Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul. Caxias do Sul, 2012.

Downloads

Publicado

01-01-2014

Como Citar

RAMOS ALMEIDA, J. .; CÂMARA DOS SANTOS, M. . Análise dos Problemas propostos para o ensino de equações polinomiais do 1º grau com uma incógnita nos livros didáticos de matemática. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 64, p. 3–17, 2014. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2014.8. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/8. Acesso em: 23 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos