Relato de experiência em um curso de extensão universitária: o consumidor frente a situações de decisão

Autores

  • Sérgio Candido de Gouveia Neto Fundação Universidade Federal de Rondônia
  • Cristiane Talita Gromann de Gouveia Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2016.79

Palavras-chave:

Sociopolítica, Matemática, Modelagem

Resumo

O presente trabalho visa fazer um relato de experiência de um curso de extensão, realizado em 2011, com alunos dos cursos de Ciências Contábeis e Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Vilhena. O curso tinha como objetivo apresentar ferramentas da Matemática Financeira, além de discutir como e quais elementos matemáticos poderiam ser usados para tomada de decisão de comprar ou não um determinado produto. No curso, foram trabalhadas questões com as quais consumidores se deparam em lojas e/ou supermercados. As questões estavam dentro do modelo de ambientes de aprendizagem proposto por Skovsmose (2008), com referência aos cenários de investigação. Os resultados mostraram que os cursistas, no papel de consumidores, necessitaram mobilizar muitos elementos matemáticos em pouco tempo para decidir pela compra de um determinado produto.

Referências

ALRØ, H.; SKOVSMOSE, O. Diálogo e Aprendizagem em Educação Matemática. Trad. Orlando de A. Figueiredo. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2006. 160 p.

BIOTTO FILHO, D. O desenvolvimento da matemacia no trabalho com projetos. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas – UNESP – Rio Claro. Rio Claro, SP, 2008.

D’AMBRÓSIO, U. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2001. 110 p.

SKOVSMOSE, O. Cenários para investigação. Trad. de Jonei Cerqueira Barbosa. Bolema – Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, n. 14, p.66-91, 2000.

SKOVSMOSE, O. Desafios da Reflexão em Educação Matemática Crítica. Trad. Orlando de A. Figueiredo, Jonei Cerqueira Barbosa. Campinas, SP: Papirus, 2008 – (Coleção Perspectivas em Educação Matemática). 147 p.

Downloads

Publicado

01-01-2016

Como Citar

GOUVEIA NETO, S. C. de .; GROMANN DE GOUVEIA, C. T. . Relato de experiência em um curso de extensão universitária: o consumidor frente a situações de decisão . Boletim GEPEM, [S. l.], n. 68, p. 103–111, 2016. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2016.79. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/79. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Relato(s) de Experiência