Modelo dos Campos Semânticos e maneiras de operar: números figurados em de formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2024.772Palavras-chave:
Modelo dos Campos Semânticos, Noções Categorias, Aritmética Pitagórica, Práticas Educativas InvestigativasResumo
Este artigo apresenta uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa e tem como procedimento de análise a produção de significados, pautada nas ideias do Modelo dos Campos Semânticos, constituindo como atores, participantes de um processo de formação de professores, envolvendo licenciandos em Matemática e bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, com o objetivo de analisar processos de nucleação (constituição e transformação de núcleos), tematização da lógica das operações e maneiras de operar, a partir de distintos campos semânticos. O referido processo de formação aborda a construção dos números figurados bidimensionais a partir da perspectiva histórica da escola pitagórica, envolvendo materiais didático-pedagógicos manipulativos. A produção e análise ocorreram considerando-se as ações enunciativas dos participantes e a investigação possibilitou que se realizasse a identificação de aspectos relevantes nas maneiras de operar dos participantes. O procedimento apresentado, permitiu que se aflorasse a dialogicidade, bem como o exercício de ler e ouvir os participantes, após se considerar outras maneiras de operar que não fossem as autorizadas e legitimadas por livros, programas, autores e professores.
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