Modelo dos Campos Semânticos e maneiras de operar: números figurados em de formação de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2024.772

Palavras-chave:

Modelo dos Campos Semânticos, Noções Categorias, Aritmética Pitagórica, Práticas Educativas Investigativas

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa e tem como procedimento de análise a produção de significados, pautada nas ideias do Modelo dos Campos Semânticos, constituindo como atores, participantes de um processo de formação de professores, envolvendo licenciandos em Matemática e bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, com o objetivo de analisar processos de nucleação (constituição e transformação de núcleos), tematização da lógica das operações e maneiras de operar, a partir de distintos campos semânticos. O referido processo de formação aborda a construção dos números figurados bidimensionais a partir da perspectiva histórica da escola pitagórica, envolvendo materiais didático-pedagógicos manipulativos. A produção e análise ocorreram considerando-se as ações enunciativas dos participantes e a investigação possibilitou que se realizasse a identificação de aspectos relevantes nas maneiras de operar dos participantes. O procedimento apresentado, permitiu que se aflorasse a dialogicidade, bem como o exercício de ler e ouvir os participantes, após se considerar outras maneiras de operar que não fossem as autorizadas e legitimadas por livros, programas, autores e professores.

Referências

BODGAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto, 2013 [1991].

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Brasília, 1997.

CHAVES, R. Por que anarquizar o ensino de Matemática intervindo em questões socioambientais? Rio Claro, 2004. 223 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2004.

CHAVES, R.; RODRIGUES, C. L. Produções de significados matemáticos em obras de Leonardo da Vinci. Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica, v. 04, n. 02, p.128-167, 2014.

DEZA, E.; DEZA, M. M. Figurate Numbers. Singapore: World Scientific

Plublishing, 2012.

DUTRA, T. M. de S.; CHAVES, R. Números figurados planos em formação de professores. Vitória: Editora do Ifes, 2020. (Série Guias Didáticos de Matemática, n. 71).

EVES, H. Introdução à história da matemática. Campinas: Editora da UNICAMP, 2004.

GUNDLACH, B. H. Trad.: DOMINGUES, H. H. História dos números e numerais. v. 1. São Paulo: Atual, 1992. (Tópicos de História da Matemática para uso em sala de aula).

LINS, R. C. O Modelo dos Campos Semânticos: estabelecimento e notas de teorizações. In: ANGELO, Claudia Laus et al (org.). Modelo dos Campos Semânticos e Educação Matemática: 20 anos de história. São Paulo: Midiograf, 2012. p.11-30.

LINS, R. C. Por que discutir teoria do conhecimento é relevante para a Educação Matemática. In: BICUDO, M. A. V. (Org.). Pesquisa em Educação Matemática: concepções & perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 1999. (Seminários DEBATES Unesp).

LINS, R. C.; GIMÉNEZ, J. Perspectivas em aritmética e álgebra para o século XXI. 3. ed. Campinas: Papirus, 1997. (Coleção Perspectivas em Educação Matemática).

LURIA, A. R. Desenvolvimento cognitivo: seus fundamentos sociais e culturais. 4. ed. São Paulo: Ícone, 1990.

ROQUE, T. História da matemática: uma visão crítica, desfazendo mitos e lendas. 2. reimp. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

SILVA, A. M. da. O Modelo dos Campos Semânticos: um modelo epistemológico em Educação Matemática. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2022.

SILVA, A. M. da. Sobre a Dinâmica da Produção de Significados para a Matemática. 2003, 256 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática). Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista. Rio Claro, 2003.

SILVA, A. M da. Uma análise da produção de significados para a noção de base em Álgebra Linear. 1997, 163 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Departamento de Educação Matemática, Universidade Santa Úrsula. Rio de Janeiro, 1997.

TAHAN, M. Antologia da Matemática. v. 1. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 1967.

TAHAN, M. Diabruras de Matemática: problemas curiosos e fantasias aritméticas. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 1966. (Maravilhas da Matemática

Downloads

Publicado

24-12-2024

Como Citar

CHAVES, R.; NEVES DE ANDRADE, F.; NETO BONFIM, I.; DE SOUZA ELLYAN, J. V. Modelo dos Campos Semânticos e maneiras de operar: números figurados em de formação de professores. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 85, p. 52–75, 2024. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2024.772. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/772. Acesso em: 21 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos