Realizando grupos focais como estratégia de reflexão no desenvolvimento profissional de professores de Matemática na EJA

Autores

  • Marcelo Almeida Bairral Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Agnaldo da Conceição Esquincalha Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Gisela Maria da Fonseca Pinto Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Gisele Pereira de Oliveira Xavier Prefeitura Municipal de Japeri

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2016.77

Palavras-chave:

EJA, Reflexão docente, Formação continuada de professores, Âmbitos formativos, Grupo focal

Resumo

Políticas Públicas (PP) voltadas para o desenvolvimento profissional de docentes da Educação Básica têm sido frequentes no contexto brasileiro. Todavia, a avaliação dessas PP, principalmente, das que envolvem temáticas emergentes ainda é incipiente. Neste artigo, o foco é elucidar reflexões docentes sobre a formação continuada em serviço para a Educação de Jovens e Adultos na rede estadual fluminense, a Nova EJA. A principal fonte de coleta e análise de dados constitui-se de grupos focais videogravados e, mediante análise descritiva, elucidamos categorias que podem ser úteis na constituição e avaliação de PP de desenvolvimento profissional em matemática para EJA. O estudo ressalta que uma PP de formação em serviço considere, no mínimo, três âmbitos no desenvolvimento profissional dos educadores: suas concepções sobre a especificidade da EJA, atenção para a elaboração de um material didático articulado aos propósitos dessa modalidade e que seja efetivada em uma dinâmica formativa que propicie reflexões presenciais e compartilhamentos online constantes.

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Publicado

01-01-2016

Como Citar

ALMEIDA BAIRRAL, M.; CONCEIÇÃO ESQUINCALHA, A. da .; FONSECA PINTO, G. M. da .; OLIVEIRA XAVIER, G. P. de . Realizando grupos focais como estratégia de reflexão no desenvolvimento profissional de professores de Matemática na EJA . Boletim GEPEM, [S. l.], n. 68, p. 36–51, 2016. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2016.77. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/77. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos