Dimensões Formativas de um Laboratório de Ensino de Matemática Escolar: Análise de Falas de Professores

Autores

  • Hugo Lima Fontenelle Bizerril Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Janete Bolite Frant

DOI:

https://doi.org/10.4322/gepem.2023.002

Palavras-chave:

Laboratório de Ensino de Matemática, Educação Matemática, Formação de Professores, Interdisciplinaridade, Avaliação

Resumo

O presente artigo apresenta um recorte de uma pesquisa implementada com professores que realizaram estágios, durante sua formação inicial, em um Laboratório de Ensino de Matemática inserido no espaço e no currículo de um colégio universitário. A pesquisa, desenvolvida seguindo a metodologia de Estudo de Caso, teve seu percurso organizado em torno de quatro encontros realizados de forma virtual com três professores que estagiaram neste laboratório. A partir de uma análise discursiva utilizando o Modelo da Estratégia Argumentativa, levantamos elementos das falas dos participantes que apontam algumas dimensões formativas que o espaço e a proposta do laboratório permitem traçar como elaboração crítica do fazer docente dialogando com a prática. Como principais resultados aqui destacados ressaltamos a possibilidade de dialogar interdisciplinarmente com práticas de outros professores, trazer reflexões acerca da dimensão avaliativa do fazer docente e promover, de forma mais ativa, a aproximação do professor com a pesquisa no campo da Educação Matemática. 

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Publicado

22-09-2023

Como Citar

LIMA FONTENELLE BIZERRIL, H.; BOLITE FRANT, J. . Dimensões Formativas de um Laboratório de Ensino de Matemática Escolar: Análise de Falas de Professores. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 82, p. 3–23, 2023. DOI: 10.4322/gepem.2023.002. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/769. Acesso em: 21 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos