Dimensões Formativas de um Laboratório de Ensino de Matemática Escolar: Análise de Falas de Professores
DOI:
https://doi.org/10.4322/gepem.2023.002Palavras-chave:
Laboratório de Ensino de Matemática, Educação Matemática, Formação de Professores, Interdisciplinaridade, AvaliaçãoResumo
O presente artigo apresenta um recorte de uma pesquisa implementada com professores que realizaram estágios, durante sua formação inicial, em um Laboratório de Ensino de Matemática inserido no espaço e no currículo de um colégio universitário. A pesquisa, desenvolvida seguindo a metodologia de Estudo de Caso, teve seu percurso organizado em torno de quatro encontros realizados de forma virtual com três professores que estagiaram neste laboratório. A partir de uma análise discursiva utilizando o Modelo da Estratégia Argumentativa, levantamos elementos das falas dos participantes que apontam algumas dimensões formativas que o espaço e a proposta do laboratório permitem traçar como elaboração crítica do fazer docente dialogando com a prática. Como principais resultados aqui destacados ressaltamos a possibilidade de dialogar interdisciplinarmente com práticas de outros professores, trazer reflexões acerca da dimensão avaliativa do fazer docente e promover, de forma mais ativa, a aproximação do professor com a pesquisa no campo da Educação Matemática.
Referências
ANDRÉ, Marli Elisa Dalmazo Afonso de. Pesquisa, formação e prática docente. In: ANDRÉ, Marli Elisa Dalmazo Afonso de. (Org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. 5. ed. Campinas: Papirus, 2006. p. 55-69.
CASTRO, Mônica Rabello de; BOLITE FRANT, Janete. Modelo da Estratégia Argumentativa: análise da fala e de outros registros em contextos interativos de aprendizagem. Curitiba, PR: Editora UFPR, 2011.
FELÍCIO, Helena Maria dos Santos; OLIVEIRA, Ronaldo Alexandre de. A formação prática de professores no estágio curricular, Educar, Curitiba, n. 32, p. 215-232, 2008.
FREIRE, Ana Maria. Concepções orientadoras do processo de Aprendizagem do ensino nos Estágios Pedagógicos In: Colóquio: modelos e práticas de formação inicial de professores, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Lisboa, 2001.
GASKELL, George. Entrevistas Individuais e Grupais, In: BAUER, Martin W.; GASKEL, George (org.), Pesquisa Qualitativa com Texto, Imagem e Som: um manual prático. Petrópolis: Editora Vozes, 2003.
GATTI, Bernadete Angelina. Grupo focal na pesquisa em Ciências Sociais e Humanas. Brasília: Líber Livro, 2005.
GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa, São Paulo: Editora Atlas, 2002.
HOFFMANN, Jussara. Avaliação: Mito & Desafio – Uma perspectiva Construtivista. Porto Alegre: Editora Mediação, 2011.
KALEFF, Ana Maria Martensen Roland. Novas tecnologias no ensino da matemática: tópicos em ensino de geometria. Niterói: CEAD/UFF,2016.
LORENZATO, Sergio. Laboratório de ensino de matemática e materiais didáticos manipuláveis. In: LORENZATO, Sérgio. O Laboratório de Ensino de Matemática na formação de professores. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2012. p. 3-38.
LUCKESI, Cipriano C. Avaliação da Aprendizagem Escolar. São Paulo: Cortez, 2008.
PESCE, Marly Krüger de; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Formação do professor pesquisador na perspectiva do professor formador. Revista Brasileira sobre Formação Docente, Belo Horizonte, v. 4, n. 7, p. 39-50, 2012.
TARDIF, Maurice e RAYMOND, Danielle. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação e Sociedade. Campinas: UNICAMP, ano XXI, nº 73, dez, 2000.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional, Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2002.
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos; trad. Daniel Grassi - 2.ed. -Porto Alegre: Bookman, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Boletim GEPEM
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.