Modelagem Matemática e o Desenvolvimento do Pensamento Algébrico

Autores

  • Thiago Fernando Mendes Licenciado, Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa Robim Professora, Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Rudolph dos Santos Gomes Pereira Professor, Universidade Estadual do Norte do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2016.76

Palavras-chave:

Educação Matemática, Modelagem Matemática, Educação Algébrica, Pensamento Algébrico, Alternativa Pedagógica

Resumo

Este artigo busca identificar características do pensamento algébrico, de alunos, que emergem no desenvolvimento de atividades de modelagem matemática. Fundamenta-se na modelagem matemática como alternativa pedagógica e na teoria do pensamento algébrico de Rômulo Campos Lins e Joaquim Giménez. A busca pelo entendimento da questão de pesquisa e a natureza dos dados coletados, por meio de registros escritos dos alunos, gravações em áudio e vídeo, bem como anotações em diário de campo, possibilitaram uma abordagem qualitativa e uma análise interpretativa com base na análise textual discursiva. A análise dos resultados possibilitou concluir que o desenvolvimento de uma atividade de modelagem matemática possibilita o desenvolvimento do pensamento algébrico, uma vez que nas etapas desta alternativa pedagógica as características do pensamento algébrico são evidenciadas.

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Publicado

01-01-2016

Como Citar

FERNANDO MENDES, T.; PALHARINI ALVIM SOUSA ROBIM, B. N. .; GOMES PEREIRA, R. dos S. . Modelagem Matemática e o Desenvolvimento do Pensamento Algébrico. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 68, p. 3–18, 2016. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2016.76. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/76. Acesso em: 28 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos