Modelagem Matemática e o Desenvolvimento do Pensamento Algébrico
DOI:
https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2016.76Palavras-chave:
Educação Matemática, Modelagem Matemática, Educação Algébrica, Pensamento Algébrico, Alternativa PedagógicaResumo
Este artigo busca identificar características do pensamento algébrico, de alunos, que emergem no desenvolvimento de atividades de modelagem matemática. Fundamenta-se na modelagem matemática como alternativa pedagógica e na teoria do pensamento algébrico de Rômulo Campos Lins e Joaquim Giménez. A busca pelo entendimento da questão de pesquisa e a natureza dos dados coletados, por meio de registros escritos dos alunos, gravações em áudio e vídeo, bem como anotações em diário de campo, possibilitaram uma abordagem qualitativa e uma análise interpretativa com base na análise textual discursiva. A análise dos resultados possibilitou concluir que o desenvolvimento de uma atividade de modelagem matemática possibilita o desenvolvimento do pensamento algébrico, uma vez que nas etapas desta alternativa pedagógica as características do pensamento algébrico são evidenciadas.
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