A Compreensão de Licenciandos em Matemática sobre o Ensino via Resolução de Problemas: análise por meio de uma proposta de formação

Autores

  • Marcelo Carlos de Proença Professor, Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2016.75

Palavras-chave:

Licenciatura em Matemática, Resolução de Problemas, Estratégias

Resumo

O objetivo foi o de investigar a compreensão de licenciandos em Matemática sobre a abordagem da resolução de problemas no ensino, especificamente voltado à compreensão do uso do problema como ponto de partida e com base nas várias estratégias de resolução. Quatro licenciandos em Matemática, estudantes de uma universidade pública, participaram de um curso sobre resolução de problemas. Os resultados mostraram que os participantes fizeram maior uso de estratégias, envolvendo equação. A estratégia de encontrar um padrão foi a mais difícil e precisaria ser conduzida pelo professor em sala de aula na escola. Também passaram a visualizar e utilizar diferentes estratégias de resolução. Consideramos que os futuros professores puderam compreender que no ensino via resolução de problemas há a necessidade de uma previsão das possíveis estratégias de resolução, tendo em vista ações no ensino para favorecer uma articulação das estratégias dos alunos ao conteúdo.

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Publicado

01-01-2016

Como Citar

PROENÇA, M. C. de . A Compreensão de Licenciandos em Matemática sobre o Ensino via Resolução de Problemas: análise por meio de uma proposta de formação . Boletim GEPEM, [S. l.], n. 68, p. 19–35, 2016. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2016.75. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/75. Acesso em: 28 set. 2024.

Edição

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Artigos