Desafios e dificuldades revelados na implementação de um ciclo de Lesson Study no contexto brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4322/gepem.2023.003

Palavras-chave:

Palavras-chave: Lesson Study; Estudos de aulas; Dificuldades; Desafios.

Resumo

Este trabalho objetiva analisar os desafios e as dificuldades vivenciados pela pesquisadora na implementação de um ciclo de Lesson Study (LS). A pesquisa faz parte de uma tese em andamento que tem como objetivo analisar a (re)elaboração dos conhecimentos matemáticos para o ensino de função afim, a partir da vivência de processo formativo baseado no LS em articulação com a Teoria dos Registros de Representação Semiótica (TRRS). O LS adotado foi desenvolvido em quatro etapas a serem realizadas durante o processo formativo: i) investigação, ii) planejamento, iii) execução da aula de pesquisa e iv) reflexão. A pesquisa é de natureza qualitativa e possui características de pesquisa documental. O ciclo de LS foi a base de um processo formativo de 60 horas, totalizando 17 momentos que ocorreram entre os meses de maio de 2022 a janeiro de 2023. Entre os instrumentais utilizados para a análise, destacam-se: gravações em áudio dos encontros e diário de campo. O estudo apontou que ainda são inúmeros os desafios e dificuldades para a efetiva implementação do LS no contexto brasileiro, tanto na perspectiva dos professores como da pesquisadora. Entre os principais desafios e dificuldades, destacam-se: localização de uma escola-campo disponível para a realização da pesquisa com as características da LS; adequação do planejamento à efetiva disponibilidade de tempo dos professores que possuem altas demandas em diversas atividades na escola; infraestrutura deficiente das escolas; salas de aulas lotadas; conexão com a internet insuficiente.

Palavras-chave: Lesson Study; Estudos de aulas; Dificuldades; Desafios.

Biografia do Autor

Mikaelle Barboza Cardoso, IFCE

Graduada pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) em Licenciatura em Matemática. Especialista em Ensino de Matemática (UECE), Mestre em Educação (UECE) e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Estadual (núcleo Formação de Professores de Ciências e Matemática). Atualmente é professora do Instituto Federal do Ceará (IFCE), campus Canindé.

Marcilia Chagas Barreto, UECE

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2002), com estágio pós-doutoral na Universidade de Quebec à Chicoutimi, em Educação Matemática (2006-2007). Mestra em Estudos Pós Graduados em Supervisão e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (1979). Atualmente é professora adjunto M da Universidade Estadual do Ceará, vinculada ao curso de pedagogia e ao Programa de Pós-Graduação em Educação

Referências

REFERÊNCIAS

ALTENFELDER, Anna Helena. Desafios e tendências em formação continuada. Construção psicopedagógica, v. 13, n. 10, p. 0-0, 2005.

BATISTA, Carolina Cordeiro. O Estudo de aula na formação de professores de matemática para ensinar com tecnologia: a percepção dos professores sobre a produção de conhecimento dos alunos. 2017. Mestrado em Educação Matemática. Universidade Estadual Paulista Júlio De Mesquita Filho (Rio Claro), 2017.

BEZERRA, Renata Camacho. Aprendizagens e desenvolvimento profissional de Professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental no contexto da Lesson Study. 2017. Doutorado em Educação Instituição de Ensino: Universidade Estadual Paulista Júlio De Mesquita Filho (Presidente Prudente), 2017.

BONJORNO, José Roberto; GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy; SOUSA, Paulo Roberto Câmara. Prisma matemática: conjuntos e funções: ensino médio: manual do professor: área do conhecimento: matemática e suas tecnologias.– 1. ed. – São Paulo: Editora FTD, 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. A Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: Presidência da República, [2017]. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/conselho-nacional-de-educacao/basenacional-comum-curricular-bncc>. Acesso em: 18 abr. 2022.

CAMPOS, Jessica Schultz Kuster. Formação de professores para aula de resolução de problemas a partir de um lesson study: contribuições e desafios. 2020. Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Vila Velha, 2020.

CARDOSO, Mikaelle Barboza. Domínio conceitual de função afim: uma análise a partir da teoria dos registros de representação semiótica. 2013. Monografia (Curso de Especialização em Ensino de Matemática). Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2013.

CARDOSO, Mikaelle Barboza. Múltiplas representações semióticas no ensino de função afim: enfoque na formação inicial de professores de matemática. 2015. Mestrado em Educação. Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2015.

CARDOSO, Mikaelle Barboza; ALBUQUERQUE, Rayanne Linhares; BARRETO, Marcilia Chagas. Necessidades formativas reveladas por professores que ensinam matemática. Revista Cocar, v. 17, n. 35, 2022.

CARVALHO, Floraci Mariano de; FARIAS, André Leite de; BRITO, Renato de Oliveira. Formação continuada em tempos de pandemia da Covid-19: desafios e perspectivas de professores para o ensino pós-pandemia. Research, Society and Development, v. 10, n. 6, p. e15510615218-e15510615218, 2021.

CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. Cortez editora, 2018.

COELHO, Fellipe Gomes. A Metodologia da Lesson Study na Formação de professores: uma Experiência com Licenciandos de Matemática. 2014. Mestrado em ensino de Matemática. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.

DAMM, Regina Flemming. Registros de Representação. IN: Educação Matemática: Uma (nova) introdução. org. MACHADO, Silvia Dias. -3.ed.revista. – São Paulo: EDUC, 2008.

DUVAL, Raymond. Gráficos e equações: a articulação de dois registros. 2011b. REVEMAT. Florianópolis (SC). V. 6, n.2, p. 96 – 112, 2011b, 2011.

DUVAL, Raymond. Registros de representações semióticas e funcionamento cognitivo da compreensão em Matemática. In: MACHADO, Sílvia Dias Alcântara (org.). Aprendizagem em matemática – registros de representação semiótica. Campinas, SP: Papirus, 2003.

ESTEBAN, Maria Paz Sandín. Pesquisa qualitativa em educação. São Paulo, Editora Ltda, 2010.

FELIX, Thiago Francisco. Pesquisando a melhoria de aulas de matemática seguindo a proposta curricular do estado de São Paulo, com a metodologia da pesquisa de aula (Lesson Study). 2010. Profissionalizante em ensino de Ciências Exatas. Universidade Federal De São Carlos, São Carlos, 2010.

FERREIRA, A. C. Um olhar retrospectivo sobre a pesquisa brasileira em formação de professores de Matemática. In: FIORENTINI, D. (Org.) Formação de professores de Matemática: explorando novos caminhos com outros olhares. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2003.

FREIRE, Veruska Bueno. Uma experiência didática com dobradura de papel e geometria das transformações no plano no ensino de matrizes no ensino médio. 2018. Mestrado Profissional em ensino de Ciências Exatas. Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018.

GAIGHER, Vanessa Ribeiro. Formação do professor de matemática em aulas de resolução de problemas a partir de ações colaborativas e reflexivas. 2017. Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Vila Velha, 2017.

GATTI, Bernardete A. Formação Continuada de Professores: a questão psicossocial. Cadernos de Pesquisa, nº 119, p. 191-204, 2003.

GATTI, Bernardete Angelina et al. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasilia, UNESCO, 2019.

GÓMEZ, Encarnación Soto; GÓMEZ, Ángel I. Pérez. Lessons Studies: un viaje de ida y vuelta recreando el aprendizaje comprensivo. RIFOP: Revista interuniversitaria de formación del profesorado: continuación de la antigua Revista de Escuelas Normales, n. 84, p. 15-28, 2015.

Kripka, R. M. L., Scheller, M., & Bonotto, D. D. L. (2015). Pesquisa documental na pesquisa qualitativa: conceitos e caracterização. Revista de investigaciones UNAD, 14(2), 55-73.

LEWIS, Catherine C.; PERRY, Rebecca R.; HURD, Jacqueline. Improving Mathematics Instruction Through Lesson Study: A Theoretical Model And North American Case. Journal Of Mathematics Teacher Education, v. 12, n. 4, p. 285-304, 2009.

MAGALHÃES, Patrícia Dutra. Desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática: o método estudo e planejamento de lições nos contextos de escola e de ensino. 2008.Profissionalizante em Ensino. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008.

MALDANER, Otavio Aloisio. A formação inicial e continuada de professores de química: professores/pesquisadores. Rio Grande do Sul: Editora Unijui, 2000.

MORETTI, Vanessa Dias. Professores de Matemática em Atividade de Ensino: Uma perspectiva histórico-cultural para a formação docente. 2007. 207 f. Tese (Doutorado) - Curso de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

NETO, Luciano Alves Carrijo. a pesquisa de aula (lesson study) no aperfeiçoamento da aprendizagem em Matemática no 6° ano segundo o currículo do estado de são paulo. 2013. Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas. Universidade Federal de São Carlos, São Carlos Biblioteca, 2013.

OLIVEIRA, Michael Araujo De. (Res)Significações de saberes por licenciandos que vivenciam estudo de aula sobre distância entre dois pontos. 2020. Mestrado Profissional em ensino de Ciências e Matemática. Universidade Federal do Acre, Rio Branco, 2020.

PONTE, João Pedro da. et. al. O Estudo de Aula como processo de desenvolvimento profissional de Professores de Matemática. Bolema, Rio Claro (Sp), v. 30, n. 56, p. 868-891, Dez. 2016.

PONTE, João Pedro da. O estudo de caso na investigação em educação matemática. Quadrante, v. 3, n. 1, p. 3-18, 1994.

RICHIT, Adriana; PONTE, João Pedro da; QUARESMA, Marisa. Aprendizagens Profissionais de Professores evidenciadas em pesquisas sobre estudos de Aula. Bolema, Rio Claro (Sp), v. 35, n. 70, p. 1107-1137. 2021.

SILVA, Aluska Dias Ramos de Macedo. Contribuições da jugyou kenkyuu e da engenharia didática para a formação e o desenvolvimento profissional de professores de matemática no âmbito do estágio curricular supervisionado. 2020. Doutorado Em Educação Matemática E Tecnológica. Universidade Federal De Pernambuco, Recife, 2020a.

SILVA, Roberta Miranda. Formação continuada de professores: propostas e contribuições para os anos iniciais do ensino fundamental no início do século XXI. 2017. Dissertação (mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Uberlândia. 2017.

SILVA, Simone Dias da. Contribuições do estudo de aula (lesson study) para o desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática no 1º ano do ensino fundamental utilizando material curricular. 2020. Doutorado Em Ensino De Ciências. Universidade Cruzeiro Do Sul, São Paulo, 2020b.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Editora Vozes Limitada, 2012.

UTIMURA, Grace Zaggia. Conhecimento profissional de professoras de 4º ano centrado no ensino dos números racionais positivos no âmbito do estudo de aula. 2019. Doutorado em Ensino de Ciências. Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2019.

ZAMPIERON, Marilete; MURASSE, Celina Midori. A educação Pública no processo de construção do estado moderno: Brasil e Japão, 1868 a 1878. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.17, p. 33 - 42, mar. 2005.

Downloads

Publicado

22-09-2023

Como Citar

BARBOZA CARDOSO, M.; CHAGAS BARRETO, M. . Desafios e dificuldades revelados na implementação de um ciclo de Lesson Study no contexto brasileiro . Boletim GEPEM, [S. l.], n. 82, p. 24–43, 2023. DOI: 10.4322/gepem.2023.003. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/743. Acesso em: 22 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos