Desafios e dificuldades revelados na implementação de um ciclo de Lesson Study no contexto brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4322/gepem.2023.003

Palavras-chave:

Palavras-chave: Lesson Study; Estudos de aulas; Dificuldades; Desafios.

Resumo

Este trabalho objetiva analisar os desafios e as dificuldades vivenciados pela pesquisadora na implementação de um ciclo de Lesson Study (LS). A pesquisa faz parte de uma tese em andamento que tem como objetivo analisar a (re)elaboração dos conhecimentos matemáticos para o ensino de função afim, a partir da vivência de processo formativo baseado no LS em articulação com a Teoria dos Registros de Representação Semiótica (TRRS). O LS adotado foi desenvolvido em quatro etapas a serem realizadas durante o processo formativo: i) investigação, ii) planejamento, iii) execução da aula de pesquisa e iv) reflexão. A pesquisa é de natureza qualitativa e possui características de pesquisa documental. O ciclo de LS foi a base de um processo formativo de 60 horas, totalizando 17 momentos que ocorreram entre os meses de maio de 2022 a janeiro de 2023. Entre os instrumentais utilizados para a análise, destacam-se: gravações em áudio dos encontros e diário de campo. O estudo apontou que ainda são inúmeros os desafios e dificuldades para a efetiva implementação do LS no contexto brasileiro, tanto na perspectiva dos professores como da pesquisadora. Entre os principais desafios e dificuldades, destacam-se: localização de uma escola-campo disponível para a realização da pesquisa com as características da LS; adequação do planejamento à efetiva disponibilidade de tempo dos professores que possuem altas demandas em diversas atividades na escola; infraestrutura deficiente das escolas; salas de aulas lotadas; conexão com a internet insuficiente.

Palavras-chave: Lesson Study; Estudos de aulas; Dificuldades; Desafios.

Biografia do Autor

Mikaelle Barboza Cardoso, IFCE

Graduada pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) em Licenciatura em Matemática. Especialista em Ensino de Matemática (UECE), Mestre em Educação (UECE) e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Estadual (núcleo Formação de Professores de Ciências e Matemática). Atualmente é professora do Instituto Federal do Ceará (IFCE), campus Canindé.

Marcilia Chagas Barreto, UECE

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2002), com estágio pós-doutoral na Universidade de Quebec à Chicoutimi, em Educação Matemática (2006-2007). Mestra em Estudos Pós Graduados em Supervisão e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (1979). Atualmente é professora adjunto M da Universidade Estadual do Ceará, vinculada ao curso de pedagogia e ao Programa de Pós-Graduação em Educação

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Publicado

22-09-2023

Como Citar

BARBOZA CARDOSO, M.; CHAGAS BARRETO, M. . Desafios e dificuldades revelados na implementação de um ciclo de Lesson Study no contexto brasileiro . Boletim GEPEM, [S. l.], n. 82, p. 24–43, 2023. DOI: 10.4322/gepem.2023.003. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/743. Acesso em: 21 out. 2024.

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Artigos