Modelagem Matemática Online: uma ambiência construída para promover interações entre professor, alunos e conteúdos matemáticos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2025.731

Palavras-chave:

Ambiência, Tarefas de Modelagem Matemática, Educação Online, VMTcG, Geometria

Resumo

Neste artigo apresentamos uma ambiência construída segundo concepções da Modelagem Matemática e da Educação Online para o ensino de geometria euclidiana a partir de interações entre mediador, participantes e conteúdos matemáticos. Dessa forma, assumimos o objetivo de responder a seguinte questão de investigação: Que/Como poderes matemáticos, estratégias pedagógicas e temas matemáticos apareceram entre estudantes, mediador e conteúdos matemáticos, durante o desenvolvimento da tarefa Estação de Bombeamento no ambiente online VMTcG? Para alcançar este objetivo fizemos parte da equipe que planejou, elaborou e efetivou o curso “Interações e Estratégias de Modelagem no ambiente VMTcG”, no segundo semestre de 2018. Os encontros síncronos no ambiente online Virtual Math Teams com GeoGebra contou com a participação de graduandos do curso de Matemática da Universidade Federal do Pará e da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Os dados foram produzidos pelos graduandos no desenvolvimento das tarefas de Modelagem Matemática, no ambiente online Virtual Math Teams com GeoGebra, permitindo posterior acesso aos chats, às construções feitas no quadro branco e às construções feitas no GeoGebra, armazenadas no próprio ambiente. Para análise dos dados utilizamos as quatro fases de análise de chats. Os resultados mostraram que a tarefa de Modelagem Matemática desenvolvidas de forma síncrona no ambiente online Virtual Math Teams com GeoGebra, foi profícua para a manifestação de estratégias pedagógicas, poderes matemáticos e temas matemáticos.

Biografia do Autor

Rhômulo Menezes, SEDUC-PA

Professor Classe I, Nível A, da Secretaria de Educação do Estado do Pará (SEDUC/PA). Licenciado em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (CAMPUS-X/UEPA). Especialista em Metodologia do Ensino de Matemática e Física pelo Centro Universitário Internacional UNINTER (Polo Capanema/PA). Especialista em Matemática Fundamental pela Universidade Federal do Pará (CUNCAST/UFPA). Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA, Bolsa CNPq). Doutor em Educação em Ciências e Matemáticas pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas da Universidade Federal do Pará (PPGECM/IEMCI/UFPA, Bolsa CAPES entre 2017-2018), com período sanduíche em 2018 no Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGEduc/IE/UFRRJ). Nesse período foi Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas da TIC em Educação Matemática (GEPETICEM/UFRRJ). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Modelagem Matemática da Universidade Federal do Pará (GEMM/UFPA), desde 2011. Membro suplente do Conselho Nacional Fiscal da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (gestão jul./2019-jul./2022) Atuando na pesquisa de temas como Modelagem Matemática, Tecnologias Digitais voltados para o Ensino de Matemática, e Educação Online. 

Roberta Modesto Braga, Universidade Federal do Pará- UFPA

Graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (2003), Mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (2009) e Doutorado pelo mesmo Programa (2015). Experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em Modelagem Matemática e Tecnologias. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Modelagem na Educação Matemática – GEMM (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/684553) e Coordenadora do Laboratório Experimental de Modelagem Matemática - LEMM. Professora Adjunta IV da Faculdade de Matemática, Campus Castanhal da Universidade Federal do Pará.

Adilson Oliveira do Espírito Santo, Universidade Federal do Pará- UFPA

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1975), graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (1980), mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (1983) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1988). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Matemática Aplicada, com ênfase em Análise Numérica e Otimização, atualmente dedica-se a área de Educação Matemática atuando principalmente nos seguintes temas: Modelagem Matemática, Etnomatemática, Resolução de Problemas, Uso de Novas Tecnologias no Ensino de Ciências e Matemática. 

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Publicado

25-07-2025

Como Citar

MENEZES, R.; BRAGA, R. M.; ESPÍRITO SANTO, A. O. do. Modelagem Matemática Online: uma ambiência construída para promover interações entre professor, alunos e conteúdos matemáticos. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 86, p. 27–51, 2025. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2025.731. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/731. Acesso em: 3 out. 2025.

Edição

Seção

Artigos