Modelagem Matemática Online: uma ambiência construída para promover interações entre professor, alunos e conteúdos matemáticos
DOI:
https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2025.731Palavras-chave:
Ambiência, Tarefas de Modelagem Matemática, Educação Online, VMTcG, GeometriaResumo
Neste artigo apresentamos uma ambiência construída segundo concepções da Modelagem Matemática e da Educação Online para o ensino de geometria euclidiana a partir de interações entre mediador, participantes e conteúdos matemáticos. Dessa forma, assumimos o objetivo de responder a seguinte questão de investigação: Que/Como poderes matemáticos, estratégias pedagógicas e temas matemáticos apareceram entre estudantes, mediador e conteúdos matemáticos, durante o desenvolvimento da tarefa Estação de Bombeamento no ambiente online VMTcG? Para alcançar este objetivo fizemos parte da equipe que planejou, elaborou e efetivou o curso “Interações e Estratégias de Modelagem no ambiente VMTcG”, no segundo semestre de 2018. Os encontros síncronos no ambiente online Virtual Math Teams com GeoGebra contou com a participação de graduandos do curso de Matemática da Universidade Federal do Pará e da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Os dados foram produzidos pelos graduandos no desenvolvimento das tarefas de Modelagem Matemática, no ambiente online Virtual Math Teams com GeoGebra, permitindo posterior acesso aos chats, às construções feitas no quadro branco e às construções feitas no GeoGebra, armazenadas no próprio ambiente. Para análise dos dados utilizamos as quatro fases de análise de chats. Os resultados mostraram que a tarefa de Modelagem Matemática desenvolvidas de forma síncrona no ambiente online Virtual Math Teams com GeoGebra, foi profícua para a manifestação de estratégias pedagógicas, poderes matemáticos e temas matemáticos.
Referências
ALMEIDA, L. M. W. de; SILVA, K. P. da; VERTUAN, R. E. Modelagem Matemática na educação básica. São Paulo: Contexto, 2012.
ALRØ, Helle; SKOVSMOSE, Ole. Diálogo e Aprendizagem em Educação Matemática. 2ed. Belo Horizonte – MG: Autêntica, 2010. (Coleção Tendências em Educação Matemática).
ALVES-MAZZOTTI, A. J. O Método nas Ciências sociais. In: ALVESMAZOTTI, A. J.; GEWANDSZNAJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Thomson, 2 ed, 1999.
BAIRRAL, M. A. Algumas postagens para sair provisoriamente do ambiente, mas para potencializar a educação online. In: BAIRRAL, M. A. (Org.). Ambiências e redes online: interações para ensino, pesquisa e formação docente. 1ed.São Paulo: Editora Livraria da Física, 2020. p. 197-207.
BAIRRAL, M. A. Discurso, interação e aprendizagem matemática em ambientes virtuais a distância. 2ed. Seropédica/RJ: Edur, 2018.
BARBOSA, J. C. Modelagem Matemática: concepções e experiências de futuros professores. 2001. 253 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP. Rio Claro, 2001.
BASSANEZI, R. C. Temas e modelos. Campinas, SP: UFABC, 2012.
BIEMBENGUT, M. S. Modelagem na Educação Matemática e na Ciência. São Paulo: Livraria da Física, 2016.
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação. Tradução Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Porto: Porto Editora, 1994
BRAGA, R. M. Aprendizagem em modelagem matemática pelas interações dos elementos de um sistema de atividade na perspectiva da teoria da atividade de Engeström. Tese (Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas), Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2015, 133 f.
BURAK, D. Modelagem matemática e a sala de aula. In: Encontro Paranaense de Modelagem em Educação Matemática, 1, 2004, Londrina/PR, Anais... Londrina/PR, 2004.
CARMO, H. & FERREIRA, M. Metodologia da investigação: guia para autoaprendizagem. Lisboa: Universidade Aberta, 2008.
DAMIANI, M. F. et al. Discutindo pesquisas do tipo intervenção pedagógica. Cadernos de Educação (45), 57-67. 2013.
FOSTER C., GALLIGAN L., MACKRELL K., MASON J., MELVILLE A., PIGGOTT J., RODD M., WATSON A. Freedom and Constraint. Mathematics Teaching, 191, June, 2005. p. 37-40.
GIRNAT, B. & EICHLEr, A. Secondary Teachers' Beliefs on Modelling in Geometry and Stochastics. In: Kaiser, G., Blum, W., Borromeo Ferri, R., Stillman, G. (Eds.), Trends in Teaching and Learning of Mathematical Modelling, ICTMA14 (pp. 75-84). Dordrecht: Springer, 2011.
JOHNSTON-WILDER, S.; MASON, J. Developing Thinking In Geometry. USA: SAGE, 2005.
MASON, J. Combining Geometrical Transformations: a meta-mathematical narrative. In: ZAZKIS R.; HERBST P (Eds). Scripting approaches in mathematics education: Mathematical dialogues in research and practice. Switzerland: Springer International, 2018. p. 21-52.
MASON, J., & JOHNSTON-WILDER, S. Designing and using mathematical tasks. Milton Keynes, England: Open University Press, 2004.
MENEZES, R. O. Modelagem Matemática Online: temas matemáticos, poderes naturais e estratégias pedagógicas. Tese (Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas), Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2021, 185 f.
MENEZES, R. O.; BAIRRAL, M. A. Interações em um ambiente de aprendizagem online e síncrono: que tarefa propor com o GeoGebra?. Revista Paradigma, v. 41 (Nº Extra 2), 2020. p. 277-304.
MEYER, J. F. C. A.; CALDEIRA, A. D.; MALHEIROS, A. P. S. Modelagem em Educação Matemática. Coleção Tendências em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
NAZARÉ, B. G.; SOUZA, E. G. Quais conteúdos matemáticos são abordados em modelagem matemática? In: IX Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática. Anais. São Carlos: Universidade Federal de São Carlos, 2015.
PRADO, A. S.; SILVA, L. A.; SANTANA, T. S. Uma Análise Bernsteiniana de Tarefas de Modelagem Matemática no Caso 1. In: Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática, 7. Anais...Santa Maria: 2013.
SILVA, L. A; OLIVEIRA, A. M. P. As discussões entre formador e professores no planejamento do ambiente de modelagem matemática. Bolema - Boletim de Educação Matemática. Rio Claro (SP), 2012.
SOUZA, R. M. de; BAIRRAL, M. A. Acessar ou Interagir? Uma Análise em Disciplinas da Licenciatura em Matemática no Cederj. EAD em Foco, v. 6, p. 39-49, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Rhômulo Menezes, Roberta Modesto Braga, Adilson Oliveira do Espírito Santo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.