Teorema da Poligonal Entre Duas Retas Paralelas
DOI:
https://doi.org/10.4322/gepem.2023.007Palavras-chave:
Retas paralelas e transversal. Linha poligonal. Ambiente de geometria dinâmica. Aplicativo GeoGebra. Smartphones.Resumo
Objetiva-se com esta proposta a investigação do teorema da linha poligonal definida por transversais construídas entre duas retas paralelas. Trata-se de uma relação correlata do teorema dos ângulos alternos, conhecido popularmente como teorema dos bicos. Apresenta-se uma tarefa elaborada para ambiência dinâmica com o aplicativo GeoGebra geometria para smartphones. Espera-se que os estudantes elaborem conjecturas e formulem uma prova para o teorema.
Referências
ALEXANDER, Daniel. C.; KOEBERLEIN, Geralyn. M. Elementary Geometry for College Students, 5a. Ed. Hawthorne: Brooks Cole, 2010.
BAIRRAL, Marcelo Almeida; HENRIQUE, Marcos Paulo. (ogs.). Smartphones com toques da Educação Matemática: mãos que pensam, inovam, ensinam, aprendem e pesquisam. Curitiba: CRV, 2021.
BARBOSA, João Lucas Marques. Geometria Euclidiana Plana. Rio de Janeiro: SBM, 1985.
HENRIQUE, Marcos Paulo. Metáforas e toques em tela: potencializando aprendizagens discentes no estudo de retas paralelas e transversais. Tese (Doutorado em Educação) – Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, UFRRJ, Seropédica/Nova Iguaçu, 2021.
HENRIQUE, Marcos Paulo. Visualizando com Toques: retas e ângulos em telas. In: BAIRRAL, M. A; OLIVEIRA, G. W. B.; IZAR, S. (ogs) Retratos de Experiência para Visualização em Geometria, Seropédica: Ed. Da UFRRJ, 2022.
POLYA, George. A Arte de Resolver Problemas: Um novo aspecto do método matemático. Tradução e adaptação: Heitor Lisboa de Araújo. Rio de Janeiro: Interciência, 2006.
POLYA, George. Mathematical Discovery: onunderstanding, learning and teaching problem solving. Nova Iorque: John Wiley& Sons, 1962.
PONTE, João Pedro; BROCARDO, Joana; OLIVEIRA, Hélia. Investigações matemáticas na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
STEIN, Mary Kay; SMITH, Margaret Schan. Tarefas matemáticas como quadro para a reflexão: da investigação àprática. Revista Educação e Matemática, Lisboa, n. 105, p. 22-28, nov./dez. 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Boletim GEPEM
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.