Formação do professor para ensinar matemática com Realidade Aumentada: o que se mostra?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4322/gepem.2023.005

Palavras-chave:

Educação Matemática, Estudo de Aula, Fenomenologia, GeoGebra AR

Resumo

Nesse artigo se discute o que se mostra na vivência com professores de matemática da educação básica, participantes de um grupo de formação que explora um aplicativo de Realidade Aumentada. Os dados que subsidiam a escrita do texto compõem uma pesquisa de pós-doutorado em andamento. No grupo participam cinco professores de matemática de uma escola pública de tempo integral de um município do interior do estado de São Paulo. As ações no grupo são orientadas por uma prática de formação conhecida por estudo de aula e a postura assumida, tanto na realização das ações quanto para a análise dos dados, é a fenomenológica. O que se destaca neste texto aponta que os aspectos que se mostram nas vivências com o professor que se dispõe a conhecer a Realidade Aumentada, diz dos modos de ele aprender com essa tecnologia e de se expressar com o movimento do corpo ao realizar explorações.

Biografia do Autor

Carolina Cordeiro Batista, Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Guaratinguetá/Pós-doutoranda

Possui graduação em Computação (2009) pelo Centro Universitário Teresa D`Ávila - UNIFATEA e graduação em Licenciatura em Matemática (2015) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP/Campus de Guaratinguetá. Possui mestrado (2017) e doutorado (2021) em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Campus de Rio Claro. Atualmente é pós-doutoranda na UNESP/Campus de Guaratinguetá, bolsista de Pós-Doutorado Junior do CNPq.

Rosa Monteiro Paulo, Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Guaratinguetá/Professora

Possui graduação em Ciências com Habilitação Plena em Matemática pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC - 1984). Possui mestrado (2001) e doutorado (2006) em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, campus de Rio Claro. Atualmente é professora e orientadora do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática do Instituto de Geociências e Ciências Exatas de Rio Claro. Professora do Departamento de Matemática da Faculdade de Engenharia e Ciências de Guaratinguetá, UNESP. É pesquisadora e vice coordenadora do grupo de pesquisa Fenomenologia em Educação Matemática, vinculado a UNESP/Rio Claro, com projeto cadastrado e aprovado pelo CNPq.

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Publicado

22-09-2023

Como Citar

CORDEIRO BATISTA, C.; MONTEIRO PAULO, R. Formação do professor para ensinar matemática com Realidade Aumentada: o que se mostra?. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 82, p. 66–82, 2023. DOI: 10.4322/gepem.2023.005. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/704. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos