Geoplano: tarefas para o desenvolvimento do raciocínio no 7º ano do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2015.66Palavras-chave:
Geoplano, Fórmula de Pick, Material Manipulativo, Tarefa Investigativa, GeometriaResumo
Apresentamos uma tarefa investigativa envolvendo a exploração do material manipulativo geoplano com o objetivo de obter a fórmula de Pick. Temos o propósito de sensibilizar o professor para o contexto da investigação matemática, mais especificamente, discutir o papel da argumentação em aulas de matemática. Por meio da construção de polígonos expressamos o cálculo da área por meio da contagem de uma grandeza discreta. Posteriormente, expandimos o referido cálculo para polígonos vazados e abordamos o raciocínio indutivo neste processo.
Referências
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília : MEC SEF, 1998, 148 p.
LIMA, Elon Lages. Meu professor de matemática e outras histórias. Rio de Janeiro: IMPA, 1991.
PONTE, João Pedro; BROCARDO, Joana; OLIVEIRA, Hélia. Investigações Matemáticas na Sala de Aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
PONTE, João Pedro; HENRIQUES, Ana; PEREIRA, Joana Mata. O raciocínio matemático nos alunos do Ensino Básico e do Ensino Superior. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v.7, n.2, p.355-377, jul./dez. 2012.