Multinumeramento em tela: esmiuçando o constructo de múltiplas representações
DOI:
https://doi.org/10.4322/gepem.2022.047Palavras-chave:
Multinumeramento, Múltiplas Representações, Numeramento, MultiletramentoResumo
Múltiplas representações são possibilitadas pela utilização de tecnologias distintas, inclusive as digitais. A busca por práticas de numeramento permeadas por esses recursos convergiu para a conjectura de um novo constructo, o multinumeramento. O presente artigo resgata esta categoria, trazendo à tona o delineamento que me levou a cunhá-la, partindo das concepções de numeramento e retornando à alfabetização matemática, bem como trazendo ao debate as conjecturas sobre alfabetização, letramento e multiletramento, oriundas das linguagens, com o objetivo de promover contribuições teóricas que permitam não só esclarecer, como acrescentar elementos relevantes que ainda não apareceram como compositores para esse achado. Desta forma, as reflexões me levam a entender e disseminar multinumeramento como aptidões que possibilitam a emersão de múltiplas formas de numeramento, quando se utilizam tecnologias diversas, especialmente as digitais, de forma simultânea e sem hierarquia ou predomínio, que, além de potencializar essa multiplicidade, permitem apresentar resoluções diferenciadas por aprendizes em atividades que envolvem cálculos.
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