Educação Matemática Crítica, Pedagogia de Paulo Freire e Tecnologias Digitais: aproximações ou distanciamentos em relação à BNCC
DOI:
https://doi.org/10.4322/gepem.2022.046Palavras-chave:
Educação Matemática Crítica, Tecnologias digitais, BNCC, Pedagogia de Paulo FreireResumo
Este estudo objetiva promover algumas reflexões em busca de aproximações ou distanciamentos entre a Pedagogia de Paulo Freire, a Educação Matemática Crítica, as Tecnologias Digitais e a BNCC, nas relações do Ensino da Matemática e suas tecnologias, para o Ensino Médio. A pesquisa é qualitativa e enfatiza a importância da politicidade na educação, assim como a dialogicidade com criticidade e autonomia. Os principais eixos contemplados no estudo se referem às formas de “leitura do mundo”, “leituras dos números/dados/técnicas”, “leituras das tecnologias digitais” e “leituras críticas da vida”, que são tratados especialmente no Ensino Médio. As reflexões do estudo promoveram atos dialógicos mediativos, críticos e transformadores ao propor várias interpretações, como o desvelamento de transformações sociopolíticas, que ultrapassa as fronteiras curriculares, fortalecendo a interseção e interconexão das frentes em questão. Os resultados do estudo apontam aproximações entre a Pedagogia de Paulo Freire e a Educação Matemática Crítica, observando-se uma considerável potencialidade futura na relação entre a Educação Matemática Crítica e Tecnologias Digitais, que poderão contribuir no desenvolvimento da Matemática do Ensino Médio, porém não são as mesmas aproximações que se estabelecem com o documento da BNCC em relação às premissas analisadas. Além disso, destacam a necessidade de investir em formação para professores, considerando a inserção das tecnologias digitais na prática pedagógica, no Ensino de Matemática do Ensino Médio.
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