Presença das Tecnologias Digitais na Formação de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: um estado do conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.4322/gepem.2022.045Palavras-chave:
Educação Básica, Prática Docente, GeoGebraResumo
O presente artigo[1] tem como intuito apresentar os resultados de um levantamento bibliográfico que analisou pesquisas sobre formação continuada de professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental, a respeito da temática tecnologias digitais. Para isso, foram coletados dados no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), considerando o período de 2010 a 2020. Observamos que as pesquisas selecionadas e analisadas têm foco principal em compreender como a prática docente pode ser influenciada pelo uso das tecnologias digitais. Sendo este levantamento parte da dissertação de Fonseca (2021), tal pesquisa se insere no contexto analisado com o diferencial de abarcar as tecnologias digitais na etapa dos anos iniciais do Ensino Fundamental, além de pensar nas relações entre a Matemática e essas tecnologias, aspectos que apareceram como lacunas dentre as pesquisas encontradas. Diante disso, consideramos ser pertinente o desenvolvimento de pesquisas que realizem cursos de formação continuada para docentes e que considerem a realidade das escolas em que as mesmas atuam, deixando de ser feitas apenas formações gerais, em formatos prontos e produzidos de maneira externa à escola.
[1] Este artigo consiste em uma versão atualizada do trabalho apresentado no VIII Simpósio Internacional de Educação Matemática (SIPEM), qual foi publicado nos Anais do evento.
Referências
O presente artigo tem como intuito apresentar os resultados de um levantamento bibliográfico que analisou pesquisas sobre formação continuada de professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental, a respeito da temática tecnologias digitais. Para isso, foram coletados dados no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), considerando o período de 2010 a 2020. Observamos que as pesquisas selecionadas e analisadas têm foco principal em compreender como a prática docente pode ser influenciada pelo uso das tecnologias digitais. Sendo este levantamento parte da dissertação de Fonseca (2021), tal pesquisa se insere no contexto analisado com o diferencial de abarcar as tecnologias digitais na etapa dos anos iniciais do Ensino Fundamental, além de pensar nas relações entre a Matemática e essas tecnologias, aspectos que apareceram como lacunas dentre as pesquisas encontradas. Diante disso, consideramos ser pertinente o desenvolvimento de pesquisas que realizem cursos de formação continuada para docentes e que considerem a realidade das escolas em que as mesmas atuam, deixando de ser feitas apenas formações gerais, em formatos prontos e produzidos de maneira externa à escola.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Boletim GEPEM
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.