Trilhas Matemáticas e Metodologias Colaborativas: possíveis conexões
DOI:
https://doi.org/10.4322/gepem.2022.044Palavras-chave:
Tecnologias digitais, Ensino de matemática, Aprendizagem colaborativa, Trilhas matemáticasResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar as trilhas matemáticas, apoiadas pelo recurso tecnológico do MathCityMap (MCM), como uma alternativa pedagógica relacionada às metodologias de aprendizagem colaborativa, visando a promoção de aulas mais significativas aos estudantes da era digital. A investigação partiu do seguinte questionamento: “o que revelam as percepções dos proponentes e dos participantes de trilhas matemáticas, apoiadas pelo MCM?” Para tanto, inicialmente apresenta-se uma revisão bibliográfica com o intuito de descrever o movimento instaurado em 2012 com o desenvolvimento das trilhas matemáticas potencializadas pelo uso do recurso tecnológico MCM. Em seguida, indicam-se algumas possibilidades e limites em sua utilização com base em um estudo piloto realizado em uma cidade do sudoeste do Paraná. Esta pesquisa assume pressupostos metodológicos de caráter qualitativo e exploratório e está amparada pelos relatos de dois professores proponentes das trilhas e de seis participantes do ensaio. Os resultados revelam que há mais possibilidades do que limitações para o desenvolvimento das trilhas, que este tipo de tarefa promove uma verdadeira interação e cooperação entre os participantes, motiva o estudante a buscar respostas e promove sua participação ativa no aprendizado da matemática.
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