Discutindo possíveis relações entre tecnologias digitais, criatividade e formação de professores a partir de publicações do VII SIPEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4322/gepem.2022.042

Palavras-chave:

Educação Matemática, Tecnologias Digitais, Formação docente, Criatividade

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão acerca de possíveis relações estabelecidas entre criatividade, tecnologias digitais e formação de professores. Analisa os artigos publicados no VII SIPEM relativos à formação de professores e que tiveram como foco o estudo de tecnologias digitais e/ou criação/criatividade. Compõem o corpus de análise 12 artigos, nenhum deles envolvendo as duas temáticas, 9 sobre tecnologias digitais e 3 sobre criatividade. Partindo desse mapeamento, busca-se responder à questão: Como a criatividade e as tecnologias digitais têm figurado no contexto das pesquisas que tratam da formação de professores? O estudo evidencia uma lacuna de pesquisas que tratem diretamente das temáticas e mostra que, no que diz respeito às tecnologias digitais, há ênfase na avaliação da integração desses recursos no ensino, na formação do professor para sua utilização em sala de aula e uma defesa para que a formação de professores vá além da instrumentação e contribua para a autonomia docente na proposição de práticas pedagógicas.

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Publicado

08-12-2022

Como Citar

GLEDEN NOVAES DA SILVA, P. .; EDUARDO VERTUAN, R. .; BOSCARIOLI, C. . Discutindo possíveis relações entre tecnologias digitais, criatividade e formação de professores a partir de publicações do VII SIPEM. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 80, p. 6–24, 2022. DOI: 10.4322/gepem.2022.042. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/650. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos