Flexibilizando definições geométricas

Autores

  • Julia Schaetzle Wrobel Universidade Federal do Espírito Santo
  • Thais Helena Nakassima Morosini Centro Educacional Radier

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2015.65

Palavras-chave:

Polígonos, Poliedros, Poliedros Estrelados, Origami, Investigação

Resumo

Trata-se do relato de experiência de uma oficina sobre definições de polígonos e poliedros. Partindo do conhecimento dos alunos, verificamos definições incompletas e inconsistentes. Em uma veia investigativa, discutimos a necessidade de definição rigorosa, embora não absoluta. Trabalhamos os polígonos e poliedros estrelados, em definições e origami. Essa abordagem facilita a aprendizagem, permitindo a identificação do sólido e suas características a partir da manipulação de materiais concretos, e explora as potencialidades do Origami para o ensino da Matemática.

 

Referências

CARVALHO, P. C. et al.. A matemática no ensino médio. Vol 2. Rio de Janeiro, SBM, 2010. (Coleção Professor de Matemática)

COXETER, H. S. M. Regular Polytopes. London: Ed. Dover, 1973.

EUCLIDES; BICUDO, I. (Trad.). Os Elementos de Euclides. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 2009.

GRÜNBAUM, B. Are Your Polyhedra The Same as My Polyhedra? Em Aronov, B.; Basu, S.; Pach, J.;Sharir, M. (editores). Discrete and Computational Geometry: The Goodman-Pollack Festschrift. Springer-Verlag, p. 461-588, 2003.

LEMOS, W. G.; BAIRRAL, M. A. Poliedros Estrelados no currículo do ensino médio. Rio de Janeiro: Edur, 2010.

MARQUES, P. M. Poliedros Regulares. Educação e Matemática, Lisboa, 2008. http://www.apm.pt/files/_29-32_hq_482c13d3653bf.pdf . Acesso em 01 de out de 2012.

MOROSINI, T. H. N. ; WROBEL, J. S. Poliedros Estrelados e Origami: uma experiência na formação de professores. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, v. 3, n.1 p. 31-41, 2014.

VELOSO, E.. Sobre as definições (I). Educação e Matemática. APM. p. 7-9. nov-dez 2006. http://www.apm.pt/files/_19-22_lq_46b1efa84e3d8.pdf. Acesso em 01 de out de 2012.

Downloads

Publicado

01-06-2015

Como Citar

WROBEL, J. S. .; NAKASSIMA MOROSINI, T. H. . Flexibilizando definições geométricas . Boletim GEPEM, [S. l.], n. 67, p. 118–124, 2015. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2015.65. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/65. Acesso em: 23 out. 2024.

Edição

Seção

Relato(s) de Experiência