Formação inicial do professor de matemática: Utilização das TIC, dispositivos touchscreen dos tablets, no Estágio Supervisionado

Autores

  • Mercedes Carvalho Professora, UFAL

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2015.63

Palavras-chave:

Tablet, Tecnologia, Touchscreen, Plano de Aula

Resumo

Este artigo é um recorte do projeto Tablets como recurso didático na formação inicial dos licenciandos em Matemática e Pedagogia, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no período 2013-2015. Elegeram-se as atividades desenvolvidas na disciplina de Estágio Supervisionado I, com os alunos do 5º período, vespertino, do curso de Licenciatura em Matemática, no 2º semestre de 2014, a fim de investigar como eles incorporaram o tablet, como recurso didático, para ensinar conceitos matemáticos. Para tanto, analisaram-se e organizaram-se, em categorias, os relatórios dos três alunos que cursaram a disciplina no semestre. As análises foram pautadas nos estudos de Bairral (2013), Shulman (1986), Carvalho (2012). A análise dos conteúdos revelou que a experiência para dois dos três estagiários foi profícua e que se torna urgente formar uma geração de professores de Matemática a partir de modelos pedagógicos atinentes à realidade dos alunos do século XXI. 

Referências

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Publicado

01-06-2015

Como Citar

CARVALHO, M. . Formação inicial do professor de matemática: Utilização das TIC, dispositivos touchscreen dos tablets, no Estágio Supervisionado. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 67, p. 89–99, 2015. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2015.63. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/63. Acesso em: 23 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos