Uma Pesquisa Translacional em Educação Matemática em Perspectiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4322/gepem.2022.052

Palavras-chave:

Educação Matemática; Pesquisa básica, pesquisa aplicada; Pesquisa translacional, ensino e aprendizagem da matemática.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo introduzir a concepção de pesquisa translacional, originária da área de saúde, como possibilidade de utilização em Educação Matemática iniciando uma discussão na comunidade sobre as suas potencialidades. Entendemos que essa reflexão é pertinente e necessária a partir do momento em que a Capes propõe os doutorados profissionais, em particular, na área de Ensino, indicando a formação para a pesquisa de docentes. Nosso ponto de partida foi a revisão da literatura sobre o tema em busca da gênese do termo e da identificação da natureza dessa pesquisa. Na sequência procuramos identificar a existência de pelo menos uma investigação que tenha produzido passos de ação que pudesse sugerir como sendo de natureza translacional em Educação Matemática. Em face à constatação de que é preciso que a produção científica na área de ensino chegue à sala de aula das escolas e das universidades, concluímos com uma proposta de caracterização de pesquisa translacional para a linha de pesquisa intitulada ensino e aprendizagem da matemática em Educação Matemática.

Biografia do Autor

Amarildo Mechiades da Silva, Universidade Federal de Juiz de Fora

ossui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1988), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Santa Úrsula (1997), doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e Pós-Doutorado na Rutgers, The State University of New Jersey (2011/2012). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática. É professor-pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFJF atuando na linha de pesquisa intitulada Ensino e aprendizagem da matemática, Análise dos condicionantes da sala de aula e Intervenção pedagógica em Matemática. Investiga a produção de significados para a matemática na Educação Superior e Educação Básica e atualmente está envolvido em pesquisas ligadas a Educação Financeira Escolar na Educação Básica. É lider do Núcleo de Investigação, Divulgação e Estudos em Educação Matemática - NIDEEM/UFJF - grupo de pesquisa cadastrado e certificado no CNPq. É um dos editores da Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática (RIDEMA).

Janete Bolite Frant, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui doutorado em Educação Matemática pela New York University, Estados Unidos (1993) é professor Adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem prática docente no ensino superior e em programas de Pós-Graduação (latu e stricto sensu), nas redes: particular e federal. Atualmente é professor de Didática da Matemática no curso de Pedagogia e de Metodologia da Pesquisa no PEMAT- Programa de Pós Graduação em Educação Matemática, ambos da UFRJ. Atuou nos Programas de Pós Graduação em Educação Matemática da Universidade Santa Úrsula como professora e como coordenadora programa de pós graduação em Educação Matemática (1994- 2000), no Programa de Pós Graduação em Educação Matemática da PUC_SP (2001 - 2007), no programa de pós graduação em Educação Matemática da Uniban/ Anhanguera (2007/8, 20016) projetos de pesquisa no ensino e aprendizagem em conceitos de matemática avançada e do ensino básico e fundamental, o uso de tecnologia, o papel da linguagem, principalmente da argumentação. Em todos esses programas atuei orientando dissertações e teses, e como orientadora da tese que recebeu prêmio de melhor tese do ano em 2016 pela Capes. Desde 2000 as pesquisas recaem sobre Educação Matemática: Corpo, tecnologia e linguagem. Utilizando e contribuindo para a Teoria da Cognição Corporificada, e a relação desse prisma teórico com tecnologias digitais. Meu interesse também foca em questões metodológicas relativas ao uso de vídeos para produção de dados em pesquisas de Educação Matemática. Atualmente trabalho com a formação inicial de professores na Pedagogia, formação continuada fazendo parte do Complexo de Formação de Professores da UFRJ. Professora/Pesquisadora do PEMAT-UFRJ

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Publicado

08-12-2022

Como Citar

MECHIADES DA SILVA, A.; BOLITE FRANT, J.; CHAVES, R. Uma Pesquisa Translacional em Educação Matemática em Perspectiva. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 80, p. 249–272, 2022. DOI: 10.4322/gepem.2022.052. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/622. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos