Um estado do conhecimento sobre trabalho colaborativo: Uma análise de artigos publicados no Brasil

Autores

  • Flávia Cristina de Macêdo Santana Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Jonei Cerqueira Barbosa Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2015.62

Palavras-chave:

Estado do Conhecimento, Trabalho colaborativo, Professores de Matemática

Resumo

Este artigo tem por objetivo sistematizar e analisar estudos sobre trabalho colaborativo com professores de matemática. Para tanto, foi realizada uma pesquisa do tipo estado do conhecimento sobre o tema e os artigos selecionados para compor o corpus foram publicados entre o período de 2003 a 2014. Após a seleção e leitura desses artigos, foram identificadas três categorias analíticas, a saber: conceptualizações teóricas sobre trabalho colaborativo; organização e funcionamento do grupo de trabalho colaborativo; implicações da participação (de professores de matemática) em trabalho colaborativo. Dentre os resultados, o estudo mostra a necessidade de desenvolvimento de novas pesquisas sobre trabalho colaborativo apoiados em outras lentes teóricas, que a forma de organização e funcionamento do grupo está associada ao contexto em que decorre o trabalho colaborativo e as dinâmicas desenvolvidas e que a socialização de experiências e as reflexões sobre a prática contribuem para transformações e mudanças tanto pessoais como profissionais.

Referências

COSTA, Gilvan Luiz Machado; FIORENTINI, Dario. Mudança da cultura docente em um contexto de trabalho colaborativo de introdução das tecnologias de informação e comunicação na prática escolar. Bolema, Rio Claro (SP), v. 20, n. 27, p. 1-19, jul., 2007.

COSTA, Gilvan Luiz Machado. Trabalho colaborativo mediado pelas tecnologias de informação e comunicação na formação de professor de matemática: indícios de mudança da cultura docente. Boletim GEPEM, n. 52, p. 69-84, jan./jun. 2008.

COSTA, Marília L. C. da; LINS, Abigail Fregni. Trabalho colaborativo e utilização das tecnologias da informação e comunicação na formação do professor de Matemática. Educação Matemática. Pesquisa, São Paulo, v.12, n. 3, p. 452-470, 2010.

CYRINO, Márcia. C. C. T. Comunidades de prática de professores como espaço de investigação sobre a formação de professores de matemática. In: BATISTA, I. L. (Org.). Pós-graduação em ensino de ciências e educação matemática: um perfil de pesquisas. Londrina: EDUEL, 2009. p. 95-110.

FERNANDES; José António; CARVALHO, Bárbara do Alvar de; CARVALHO, Carolina Fernandes de. O Trabalho Colaborativo Como Meio de Desenvolver o Conhecimento Didáctico de Duas Professoras em Combinatória. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v.12, n.1, p.43-74, 2010.

FERREIRA, Ana Cristina; MIORIM, Maria Ângela. O grupo de trabalho colaborativo em educação matemática: análise de um processo vivido. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2, 2003, Santos (SP). Anais... Santos: SBEM, 2003. 1 CD-ROM.

FERREIRA, Ana Cristina. Desenvolvimento profissional de professoras de matemática em um grupo colaborativo: uma visita aos bastidores metodológicos da pesquisa. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 3, 2006. Águas de Lindóia. Anais... Águas de Lindóia: SBEM, 2006. 1 CD-ROM.

FERREIRA, A. C.; MIORIM, M. A. Collaborative work and the professional development of mathematics teachers: analysis of a Brazilian experience. In: BEDNARZ, N; FIORENTINI, D.; HUANG, R. (Org.). International approaches to professional development of mathematics teachers. Ottawa: University of Ottawa Press, 2011.

¬¬¬¬¬FIORENTINI, D. A Investigação em Educação Matemática desde a perspectiva acadêmica e profissional: desafios e possibilidades de aproximação. Cuadernos de Investigación y Formación en Educación Matemática. Costa Rica, ano 8, n. 11, pp 61-82, 2013.

GAMA, Renata Prenstteter; FIORENTINI, D. Formação continuada em grupos colaborativos: professores de matemática iniciantes e as aprendizagens da prática profissional. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v.11, n.3, p.441-461, 2009a.

______. Desenvolvimento profissional de professores de matemática em início de carreira que participam de grupos colaborativos. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 4, 2009. Brasília (DF). Anais... Brasília: SBEM, 2009b. 1 CD-ROM.

LOPES, Celi Aparecida Espasandin. Conhecimento profissional e grupo colaborativo: uma pesquisa com educadoras matemáticas na infância. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2, 2003, Santos (SP). Anais... Santos: SBEM, 2003. 1 CD-ROM.

______. O desenvolvimento profissional da professora Adriana. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 3, 2006. Águas de Lindóia (MG). Anais... Águas de Lindóia: SBEM, 2006. 1 CD-ROM.

MARQUESIN, D. F. B e NACARATO, A. M.. A prática do saber e o saber da prática em geometria: análise do movimento vivido por um grupo de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Zetetiké - Cempem /FE/ Unicamp, Campinas, v. 19, n. 35, p. 103-137, jan./jun. 2011.

MISKULIN, Rosana Giaretta Sguerra; PENTEADO, Miriam Godoy; RICHIT, Andriceli; MARIANO, Carla Regina. A Prática do Professor que Ensina Matemática e a Colaboração: uma reflexão a partir de processos formativos virtuais. Bolema, Rio Claro (SP), v. 25, n. 41, p. 173-186, dez. 2011.

NACARATO, Adair; et al. Um estudo sobre pesquisas de grupos colaborativos na formação de professores de matemática. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2, 2003, Santos (SP). Anais... Santos: SBEM, 2003. 1 CD-ROM.

NACARATO, Adair Mendes; GRANDO, Regina Célia. Análise compartilhada de aulas: processo formativo na, da e sobre a docência. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 4, 2009, Brasília (DF). Anais... Brasília: SBEM, 2009. 1 CD-ROM.

PIETROPAOLO, Ruy César. Análise da constituição de um grupo de pesquisa sobre formação de professores de matemática. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 4, 2009, Brasília (DF). Anais... Brasília: SBEM, 2009. 1 CD-ROM.

Downloads

Publicado

01-06-2015

Como Citar

MACÊDO SANTANA, F. C. de .; CERQUEIRA BARBOSA, J. . Um estado do conhecimento sobre trabalho colaborativo: Uma análise de artigos publicados no Brasil . Boletim GEPEM, [S. l.], n. 67, p. 4–14, 2015. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2015.62. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/62. Acesso em: 23 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos