O Espaço Museal e a modelagem na educação: Possibilidades para alfabetização científica

Autores

  • Rosana Maria Luvezute Kripka Professora, UPF
  • Danusa de Lara Bonotto Professora, UFFS
  • Luciana Richter Professora, UFSM
  • Isabel Cristina Machado de Lara Professora, PUCRS
  • José Luis Schifino Ferraro Professor, PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2015.61

Palavras-chave:

Alfabetização Científica, Interdisciplinaridade, Museu Interativo, Modelagem na Educação

Resumo

Este artigo apresenta um processo investigativo que visou identificar como uma proposta interdisciplinar de ensino pode potencializar a alfabetização científica. A atividade, com tema ‘Transportes e Fontes de Energia’, foi fundamentada na função pedagógica do espaço museal e nos princípios da Modelagem na Educação. A pesquisa é de natureza qualitativa, realizada com estudantes do Ensino Médio. Por meio de dois questionários foram coletados dados, analisados com base no método da Análise Textual Discursiva. Evidencia a emergência de duas categorias: conhecimento; expressão conceitual. Identifica que a atividade propiciou reconstrução, ampliação e integração de conhecimentos, além de reflexões críticas e conscientes sobre a importância do uso do critério ambiental para escolha de combustíveis, além dos critérios de economia e rendimento. Defende que as atividades desenvolvidas possibilitaram formação crítica e aprimoramento de conhecimentos, favorecendo decisões mais conscientes e responsáveis evidenciadas por meio da resolução crítica e consciente dos problemas contextualizados.

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Publicado

01-06-2015

Como Citar

LUVEZUTE KRIPKA, R. M. .; LARA BONOTTO, D. de; RICHTER, L. .; MACHADO DE LARA, I. C.; SCHIFINO FERRARO, J. L. . O Espaço Museal e a modelagem na educação: Possibilidades para alfabetização científica . Boletim GEPEM, [S. l.], n. 67, p. 74–88, 2015. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2015.61. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/61. Acesso em: 23 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos