A construção de conceitos geométricos por licenciandos de Matemática em práticas laboratoriais na pandemia
DOI:
https://doi.org/10.4322/gepem.2022.053Palavras-chave:
Laboratório de Ensino de Geometria., Tecnologias., Práticas., Formação do licenciando em Matemática.Resumo
Diante de um contexto pandêmico por COVID – 19, na Universidade Estadual do Ceará (UECE), no semestre 2020.2, no curso de Licenciatura em Matemática, as disciplinas de Laboratório de Ensino de Geometria (LEG), turnos tarde e noite, precisaram se adaptar ao ambiente remoto, de modo que as práticas fossem realizadas por esse viés. Nesta ocasião, objetivou dialogar sobre as práticas laboratoriais desenvolvidas na disciplina de LEG, como forma de debati do uso de Materiais Didáticos Digitais (MDD) e Materiais Didáticos Manipulativos (MDM). Para o desenvolvimento usou-se uma abordagem qualitativa, por admitir reflexões subjetivas, com o suporte de planejamento, recursos e metodologias de ensino orientadas para a elaboração e execução das práticas. Verificamos que houveram uma predominância do uso de MDD, possivelmente pela natureza remota do ensino, em que os licenciandos optaram por MDM, se restringindo em grande parte por conta da falta de fluência no manuseio e manipulação das ferramentas tecnológicas.
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