A construção de conceitos geométricos por licenciandos de Matemática em práticas laboratoriais na pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4322/gepem.2022.053

Palavras-chave:

Laboratório de Ensino de Geometria., Tecnologias., Práticas., Formação do licenciando em Matemática.

Resumo

Diante de um contexto pandêmico por COVID – 19, na Universidade Estadual do Ceará (UECE), no semestre 2020.2, no curso de Licenciatura em Matemática, as disciplinas de Laboratório de Ensino de Geometria (LEG), turnos tarde e noite, precisaram se adaptar ao ambiente remoto, de modo que as práticas fossem realizadas por esse viés. Nesta ocasião, objetivou dialogar sobre as práticas laboratoriais desenvolvidas na disciplina de LEG, como forma de debati do uso de Materiais Didáticos Digitais (MDD) e Materiais Didáticos Manipulativos (MDM). Para o desenvolvimento usou-se uma abordagem qualitativa, por admitir reflexões subjetivas, com o suporte de planejamento, recursos e metodologias de ensino orientadas para a elaboração e execução das práticas. Verificamos que houveram uma predominância do uso de MDD, possivelmente pela natureza remota do ensino, em que os licenciandos optaram por MDM, se restringindo em grande parte por conta da falta de fluência no manuseio e manipulação das ferramentas tecnológicas.

Biografia do Autor

Ana Carolina Costa Pereira, Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2001), mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010) doutorado em Educação pela Universidade Estadual do Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Ainda atua como docente Adjunta da Universidade Estadual do Ceará e líder do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM). Tem experiência na área de Educação com ênfase em História de Matemática, principalmente nos seguintes temas: formação de professores de matemática e interface e ensino de matemática.

Antonia Naiara de Sousa Batista, Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação em Licenciatura em Matemática (2016), pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e mestrado (2018) pela Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). É vice-líder do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM). Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Tem experiência na área da Educação Matemática e da História da Matemática, com ênfase, na formação de professores de matemática, articulação entre história e ensino de matemática, e instrumentos matemáticos.

Gisele Pereira Oliveira, Universidade Estadual do Ceará

Possui Curso de Bacharelado em Matemática pela Faculdade de Matemática do Ceará-UFC (2011), Curso de Licenciatura em Matemática pela Faculdade do Ceará - UFC (2013), Especialização em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Ceará (2013) e Mestrado em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Ceará (2013) Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2018). Atualmente é professora efetiva da Secretaria de Educação do Estado do Ceará - SEDUC e doutoranda do programa de pós-graduação em Educação pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Tem experiência com ênfase inicial em Ensino de Matemática, na Formação e Continuada de Professores de Matemática da Informação e Comunicação de Matemática (TDIC) no Ensino de Matemática.

Referências

ARÁUJO, A. C. U.; VASCONCELOS, F. H. L. Interfaces Digitais, Educação em Rede e EAD: Qual futuro a vislumbrar? In: CAVALCANTE, M. J. M.; HOLANDA, P. H. C.; TORRES, A. L. M. M. (Orgs.). Tecnologias da Educação: Passado- Presente- Futuro. Fortaleza: Edições UFC. Cap. 1, p.27-47, 2018.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei no 9.394, de 20 de Dezembro de 1996. Diário Oficial da União, Brasília, 23 dez. 1996. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm. Acesso em 13 out. 2021.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Matemática, Bacharelado e Licenciatura. Brasília: Conselho Nacional de Educação / Câmara de Educação Superior, 2001.

BRASIL. Ministério da Educação; Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/ SEB, 2018. 600 p.

BREDA, A. O ensino de Matemática e o uso das TIC. In: SILVA, R.S. da (Org.). Diálogos e Reflexões sobre tecnologias digitais na Educação Matemática. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2018.

CEARÁ. Projeto Pedagógico do Curso. Coordenação do Curso de Licenciatura Plena em Matemática. UECE: Fortaleza, 2018.

HEITMANN, F. Quebra-cabeças: teorema de Pitágoras. Teorema de Pitágoras. Disponível em: https://www.geogebra.org/m/WeB9tmXH#material/EwUJa4JG. Acesso em: 10 maio 2021.

KALEFF, A. M. M. R. Vendo e entendendo poliedros. Niterói: EDUFF, 1998.

LORENZATO, S. O Laboratório de Ensino de Matemática na Formação de Professores. Coleção Formação de Professores. São Paulo: Editora Autores Associados, 2009.

MACHADO, N. J. Jogo e projeto. São Paulo: Summus Editorial, 2006.

MUNHOZ, A. S. Objetos de Aprendizagem. Curitiba: InterSaberes, 2013.

OLIVEIRA, A. M. N. Laboratório de ensino e aprendizagem em matemática: as razões de sua necessidade. 1983. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 1983.

OLIVEIRA, G. P de. Sobre tecnologias e educação Matemática – fluência, convergência e o que isto tem a ver com aquilo. In: OLIVEIRA, G. P.; ALMOULOUD, S. Ag; SILVA, A. J. F. da; COUTINHO, C. Q.; GAITA, C. Educação Matemática: epistemologia, didática e tecnologia. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2018a.

OLIVEIRA, G. P. A Percepção dos professores de matemática sobre o uso pedagógico de objetos de aprendizagem na formação inicial e continuada. 2018. 156 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018b.

PAIS, L. C. Didática da Matemática: uma análise da influência francesa. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

PEREIRA, A. C. C.; OLIVEIRA, G. P. O ambiente remoto como ferramenta promotora de práticas laboratoriais no ensino de trigonometria em cursos de licenciatura em matemática. Revista Prática Docente, [S. l.], v. 6, n. 2, p. e027, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n2.e027.id1076. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/1076.

PEREIRA, A. C. C.; VASCONCELOS, C. B. Construindo uma proposta pedagógica por meio de materiais manipulativos: Apresentando a fatoração algébrica estudada no LABMATEN/UECE. In: PEREIRA, A. C. C (Org). Educação matemática no Ceará: os caminhos trilhados e as perspectivas. Fortaleza: EdUECE, 2014. p. 9-27.

PINHEIRO, A. C. M.; BORGES NETO, H.; PINHEIRO, T. S. M. Quando e como utilizar o Ambiente Computacional para o Ensino de Conceitos Matemáticos: uma proposta de organização do trabalho docente. In: SANTOS, A. N.; ROGÉRIO, P. (Orgs.). Currículo: diálogos possíveis. Fortaleza: Edições UFC, 2013. p. 149-164.

SOUSA, G. C. de. Reflexões sobre aliança entre HM, TDIC e IM. In: SOUZA, G.C. (Org.). Aliança entre História da Matemática e Tecnologias via Investigação Matemática: reflexões e práticas. São Paulo. Editora Livraria da Física, 2020.

SOUSA, G. C. de. Experiências com GeoGebra e seu papel na aliança entre HM, TDIC e IM. Revista de Matemática, Ensino e Cultura, Belém, v. 16, n. 37, p. 140-159, 2021.

RÊGO, R. G. do; RÊGO, R. M. do; VIEIRA, K. M. Laboratório de Ensino de Geometria. Campinas: Autores Associados, 2012. (Coleção Formação de Professores).

RODRIGUES, F. C.; GAZIRE, E. S. Laboratório de educação matemática na formação de professores. Curitiba: Appris, 2015.

SANTOS, J. N. dos O laboratório de matemática e ensino (LME) na formação inicial do professor: orientações metodológicas com base na Sequência Fedathi. 2021. 209 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.

STORMOWKI, V. Vale a pena utilizar tecnologias digitais na educação?. In: SILVA, R.S. da (Org.). Diálogos e Reflexões sobre tecnologias digitais na Educação Matemática. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2018.

Downloads

Publicado

08-12-2022

Como Citar

PEREIRA, A. C. C.; BATISTA, A. N. de S. .; OLIVEIRA, G. P. A construção de conceitos geométricos por licenciandos de Matemática em práticas laboratoriais na pandemia. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 80, p. 273–291, 2022. DOI: 10.4322/gepem.2022.053. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/609. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos