Ressignificando conhecimentos profissionais de um professor em pesquisa sobre a própria prática: o ensino de álgebra e o conceito de simetria

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4322/gepem.2022.050

Palavras-chave:

Ensino de álgebra, Ensino exploratório, Simetria, Professor-pesquisador, Educação matemática

Resumo

Esta pesquisa levanta a necessidade e a importância de que professores continuem aprendendo sobre o ofício de ensinar ao longo de sua prática, e toma por base caminhos para oportunizar essa aprendizagem a um profissional já sobrecarregado pelas demandas da sala de aula. Assim, neste artigo busca-se compreender como um professor da educação básica, em um contexto de investigação da própria prática, ressignifica seus conhecimentos profissionais, ao elaborar e implementar tarefas exploratórias que recorram ao conceito de simetria para articular álgebra e geometria. Trata-se de um estudo realizado numa perspectiva qualitativo-interpretativa, em que os dados analisados emergiram da própria prática do professor-pesquisador e são constituídos por tarefas, planos de aula, produções dos estudantes, vídeos e gravações de aula, coletados ao longo de três aulas implementadas em escola pública no município de Praia Grande, SP.  Os resultados mostram que a experiência vivenciada oportunizou ao professor-pesquisador ampliar seus conhecimentos sobre os estudantes, sobre os conteúdos trabalhados, sobre a abordagem exploratória de ensino e sobre o próprio ensino de álgebra. Identificou-se ainda a importância de momentos de reflexão pós-aula para ressignificar conhecimentos profissionais que, por sua vez, promoveram aprendizagens sobre a própria prática em sala de aula.

Referências

ARBAUGH, Fran; BROWN, Catherine A. Analyzing mathematical tasks: a catalyst for change? Journal of Mathematics Teacher Education, Berna, v. 8, n. 6, p. 499-536, 2006.

BALL, Deborah Loewenberg; THAMES, Mark Hoover; PHELPS, Geofrey. Content knowledge for teaching: what makes it special? Journal of Teacher Education, New York, v. 59, n. 5, p. 389-407, 2008.

BORGES, Maria Leonor. Saber experiencial e conhecimento profissional docente: implicações epistemológicas e formativas. Revista Internacional de Formação de Professores (RIPF), Cidade, v. 1, n. 3, p. 147-16, 2016.

BOYER, Carl Benjamin.; MERZBACH, Uta. História da matemática. São Paulo: Blucher, 2019

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2018.

CANAVARRO, Ana Paula. Ensino exploratório da Matemática: práticas e desafios. Educação e Matemática, Lisboa, n. 115, p. 11-17, 2011.

CHAN, Man Ching Esther; MESITI, Carmel.; CLARKE, David. Problematising video as data in three video-based research projects in mathematics education. In: KAISER, Gabriele; PRESMEG, Norma (ed.). Compendium for early career researchers in mathematics education, Amsterdam: Springer, 2019. p. 199-218. E-book.

CRESWELL, John Ward;. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Tradução Magda Lopes (3ª.ed.). Porto Alegre: Artmed, 2010.

CROTTY, Michael J. The foundations of social research: Meaning and perspective in the research process. The Foundations of Social Research. Londres: Routledge, 1998. 256 p.

DOERR, Helen M. Examining the tasks of teaching when using students’ mathematical thinking. Educational Studies in Mathematics, New York, n. 62, p. 3-24, 2006.

FIORENTINI, Dario; CRECCI, Vanessa Moreira. Metassíntese de pesquisas sobre conhecimentos/saberes na formação continuada de professores que ensinam matemática. Zetetiké, Campinas, v. 25, n. 1, p.164-185, jan./abr. 2017.

FIORENTINI, Dario; OLIVEIRA, Ana Teresa de Carvalho Correa de. O lugar das matemáticas na Licenciatura em Matemática: que matemáticas e que práticas formativas? Bolema, Rio Claro, v. 27, n. 47, p. 917-938, 2013.

FONSECA, Cláudio Roberto Cavalcanti da. Conceito de simetria em livros didáticos de matemática para o ensino fundamental. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Pernambuco, 2013.

LARSEN, Sean. Reinventing the concepts of group and isomorphism: The case of Jessica and Sandra. Journal of Mathematical Behavior, New York, v. 28, n. 2-3, p.119-137, 2009.

LEANDRO, E. G.; PASSOS, C. L. B. Estado do conhecimento sobre as pesquisas de professores sobre a própria prática (2001-2012): aspectos físicos, temáticos e motivacionais. Revemop, Ouro Preto, v. 1, n. 1, p. 143-159, 2019.

LIMA, Claudia Neves do Monte Freitas de; NACARATO, Adair Mendes. A investigação da própria prática: mobilização e apropriação de saberes profissionais em Matemática. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 25, n.2, p. 241-266, 2009.

LÍVIO, Mário. A equação que ninguém conseguia resolver. Tradução de Jesus de Paiva Assis. Rio de Janeiro: Record, 2011.

MCCRORY, R. et al. Knowledge of algebra for teaching: A framework of knowledge and practices. Journal for Research in Mathematics Education, Boston, v. 43, n. 5, p. 584-615, 2012.

MELLO, Geison; MORIEL JÚNIOR, J. G.; WIELEWSKI, G. D. Base de conhecimento de professores de matemática: do genérico ao especializado. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, São Paulo, v. 18, n. 2, p.126-133, 2017.

OLIVEIRA, Bárbara Passadore de ; RIBEIRO, Alessandro Jacques; POWELL, Arthur B. O conceito de simetria e o ensino de Álgebra: analisando materiais curriculares da Educação Básica. Boletim GEPEM, Rio de Janeiro, n. 69, p.105-117, 2016.

OPFER, V. Darleen; PEDDER, David. Conceptualizing teacher professional learning. Review of Educational Research, New York, v. 81, n. 3, p. 376-407, 2011.

PAZUCH, Vinícius; LIMA, Caroline Miranda Pereira; ALBRECHT, Evonir. Conhecimentos mobilizados por professores que ensinam matemática e o conceito de função na educação básica. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, n. 12, p. 361-379, 2018.

PONTE, João Pedro da. Investigar a nossa própria prática. In: GTI (org.). Reflectir e investigar sobre a prática profissional, Lisboa: APM, 2002. p. 5-28

PONTE, João Pedro da. Gestão curricular em Matemática. In: GTI (ed.). O professor e o desenvolvimento curricular. Lisboa: APM, 2005. p. 11-34.

PONTE, João Pedro da; SERRAZINA, Lurdes. As práticas dos professores de Matemática em Portugal. Educação e Matemática, Lisboa, n. 80, p. 8-12, 2004.

PUIG, Luis; RADFORD, Luis. Syntax and meaning as sensuous, visual, historical forms of algebraic thinking. Educational Studies in Mathematics, New York, n. 66, p. 145-164, 2007.

RAFAEL, Josiane Aparecida Miranda; DE MIRANDA, Paula Reis. Onde está a simetria? Uma investigação nos documentos oficiais e livros didáticos de Matemática. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática, Juiz de Fora, v. 2, n. 1, p. 26-52, 2018.

RIBEIRO, Alessandro Jacques. Equação e Conhecimento Matemático para o Ensino: relações e potencialidades para a Educação Matemática. Bolema: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 26, p. 535-558, 2012.

RIBEIRO, Miguel; GIBIM, Gabriela Faria Barcelos; SOUZA, Carla Alves. Professor: Reflexão e Simetria. Campinas: CRV, 2021. (Coleção CIEspMat).

SERRAZINA, Lurdes. Planificação do ensino e aprendizagem da matemática. In: Investigação, G.-G. D. T. D. (Ed.). A prática dos professores: Planificação e discussão coletiva na sala de aula. Lisboa: APM, 2017.

SHULMAN, Lee S. Those who understand: Knowledge growth in the teaching. Educational Researcher, New York, v. 15, n. 2, p. 4-14, 1986.

SHULMAN, Lee S. Knowledge and teaching: Foundations of the new reform. Harvard Educational Review, Boston, v. 57, n. 1, p. 1-22, 1987.

STEIN, Mary Kay; ENGLE, Randi A.; SMITH, Margaret Schwan.; HUGHES, Elizabeth K. Orchestrating productive mathematical discussions: five practices for helping teachers move beyond show and tell. Mathematical Thinking and Learning, New York, n. 10, p. 313-340, 2008.

STEIN, Mary Kay; SMITH, Margaret Schwan M. Selecting and creating mathematical tasks: from research to practice. Mathematics Teaching in the Middle School, Boston, n. 3, p. 268-275, 1998.

STEWART, Ian. Uma história da simetria na Matemática. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

TREVISAN, André Luis; RIBEIRO, Alessandro Jacques; PONTE, João Pedro da. Oportunidades de aprendizagem profissional sobre o conceito de função em um programa de formação de professores baseado na prática. Revista Eletrônica Internacional de Educação Matemática, Singapura, v. 15, n. 2, 2020.

WASSERMAN, Nicholas H. Introducing algebraic structures through solving equations: vertical content knowledge for K-12 mathematics teachers. PRIMUS: Problems, Resources, and Issues in Mathematics Undergraduate Studies, Toronto, v. 24, n. 3, p. 191-214, 2014.

WEBSTER-WRIGHT, Ann. Reframing professional development through understanding authentic professional learning. Review of Educational Research, New York,

v. 79, n. 2, p. 702-739, 2009.

WHITE, Allan Leslie; JAWORSKI, Barbara; AGUDELO-VALDERRAMA, Cecilia; GOOYA, Zahra. Teachers learning from teachers. In: CLEMENTS, M. K. A. et al. (ed.). Third International Handbook of Mathematics Education. Berna: Springer, v. 27, 2013.

Downloads

Publicado

08-12-2022

Como Citar

GONÇALVEZ, M. M.; RIBEIRO, A. J.; AGUIAR, M. Ressignificando conhecimentos profissionais de um professor em pesquisa sobre a própria prática: o ensino de álgebra e o conceito de simetria . Boletim GEPEM, [S. l.], n. 80, p. 193–230, 2022. DOI: 10.4322/gepem.2022.050. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/604. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos