Glossários de matemática como veículo de integração de saberes em sala de aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4322/gepem.2022.048

Palavras-chave:

Glossário Matemático, Ensino de Matemática, Lexicologia matemática

Resumo

Neste artigo discutimos os resultados de uma pesquisa sobre a utilização de glossários na integração de saberes entre matemática e linguagem em três contextos de significação: dicionários da língua portuguesa, dicionários de matemática e livros didáticos de matemática de matemática. A pesquisa foi realizada em uma escola pública, em três etapas: pesquisa bibliográfica sobre terminologias referentes aos termos matemáticos e suas relações e significados conceituais; experiências didáticas com alunos 9o ano do Ensino Fundamental, com foco em vocábulos relacionados à geometria e trigonometria, e experiências com professores dos Anos Iniciais, com enfoque em termos relacionados à aritmética, à álgebra e à geometria. Em ambos os momentos investigamos as conexões entre os termos do glossário, os vocábulos do dicionário de língua portuguesa e os termos que evidenciavam conceitos matemáticos nos livros didáticos. Os resultados apontaram o avanço das correlações de significação contextual e a integração de saberes e a ampliação de significados conceituais.

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Publicado

08-12-2022

Como Citar

MENDES, I. A.; SOARES , E. C. Glossários de matemática como veículo de integração de saberes em sala de aula. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 80, p. 143–163, 2022. DOI: 10.4322/gepem.2022.048. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/603. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos