Glossários de matemática como veículo de integração de saberes em sala de aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4322/gepem.2022.048

Palavras-chave:

Glossário Matemático, Ensino de Matemática, Lexicologia matemática

Resumo

Neste artigo discutimos os resultados de uma pesquisa sobre a utilização de glossários na integração de saberes entre matemática e linguagem em três contextos de significação: dicionários da língua portuguesa, dicionários de matemática e livros didáticos de matemática de matemática. A pesquisa foi realizada em uma escola pública, em três etapas: pesquisa bibliográfica sobre terminologias referentes aos termos matemáticos e suas relações e significados conceituais; experiências didáticas com alunos 9o ano do Ensino Fundamental, com foco em vocábulos relacionados à geometria e trigonometria, e experiências com professores dos Anos Iniciais, com enfoque em termos relacionados à aritmética, à álgebra e à geometria. Em ambos os momentos investigamos as conexões entre os termos do glossário, os vocábulos do dicionário de língua portuguesa e os termos que evidenciavam conceitos matemáticos nos livros didáticos. Os resultados apontaram o avanço das correlações de significação contextual e a integração de saberes e a ampliação de significados conceituais.

Referências

ABRANTES, P. O trabalho de projeto e a relação dos alunos com a matemática: a experiência do Projeto MAT789. Tese (Doutorado em Educação). Universidade de Lisboa, Lisboa, 1994.

ATIYAH, M. What is Geometry? The Mathematical Gazette, v. 66, n. 437, 1982.

BARBOSA, K. C. A; NACARATO, A. M; PENHA, P. C. A Escrita nas aulas de Matemática: revelando crenças e produções de significados pelos alunos. Série-Estudos – Periódico de Mestrado em Educação da UCDB. Campo Grande/MS, v.26, p.79-96, 2008.

BARROS, José D’Assunção. Os conceitos: seus usos nas ciências humanas. Petrópolis: Editora Vozes, 2016.

BEZERRA, O. M.; MENDES, I. A.; SANTOS, K. S. dos. A Leitura e a Interpretação de Glossários de Matemática no Ensino Fundamental com Professores e Alunos. Montevideo: VII CIBEM, 2013.

BOUVIER, A.; GEORGE, M. (2013). Dictionaire de Mathématiques. Presses Universitaires de France.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRITO, Eugênio Oscar de. Dicionário de Matemática. Porto Alegre: Editora Globo, 1972.

CENTURION, M. R.; JAKUBOVIC, J. Matemática: teoria e contexto. 1a ed. São Paulo: Saraiva, 2012. Coleção do 6o ao 9o do Ensino Fundamental.

MACHADO, Nilson José. Integração de Saberes: considerações, constelações. Curitiba: CRV, 2018.

NACARATO, Adair Mendes. Entrevista ao Jornal da Escola. Ano I, n. 01, out./jan 2012.

VERGNAUD, La teorie des champs conceptuels. In: BRUN, Jean (Org.). Didactique des Mathématiques. Lausane-Paris: Delachaux, 1996.

Downloads

Publicado

08-12-2022

Como Citar

MENDES, I. A.; SOARES , E. C. Glossários de matemática como veículo de integração de saberes em sala de aula. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 80, p. 143–163, 2022. DOI: 10.4322/gepem.2022.048. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/603. Acesso em: 22 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos