O estudo dos parâmetros em uma função quadrática no GeoGebra: uma experiência com alunos de Ensino Médio-Técnico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4322/gepem.2022.054

Palavras-chave:

Parâmetros, GeoGebra, Função Quadrática

Resumo

A investigação realizada teve como objetivo analisar o que dizem os estudantes sobre o estudo dos efeitos da variação dos parâmetros da função quadrática com uso do GeoGebra. Para isso, foram propostas e executadas atividades com discentes do ensino médio-técnico do 1º Ano de Agropecuária do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) - Campus Confresa, no mês de maio de 2022. Houve a exploração, com o uso do GeoGebra no laboratório de informática, de cada parâmetro que compõe uma função quadrática para que os alunos compreendessem as transformações que produzem cada parâmetro sobre uma família de curvas, com posterior apresentação e análise de suas opiniões e questionamentos sobre a atividade desenvolvida. A análise ressalta que a interatividade proporcionada pelo GeoGebra contribuiu para que os estudantes aprimorassem a articulação do raciocínio lógico matemático na busca de solução para as situações propostas.

Biografia do Autor

Thiago Beirigo Lopes, Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT

É Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT/REAMEC (2017 - 2020) e possui Mestrado Profissional em Matemática pela Universidade Federal do Tocantins - UFT/ProfMat (2014 - 2015) e Graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (2004 - 2007). Atualmente é Professor EBTT de Matemática efetivo com dedicação exclusiva e atua no Programa de Mestrado em Ensino (PPGEn) no Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT. Foi professor de matemática contratado pela Secretaria Municipal de Educação de Itupiranga - Pará, professor de matemática efetivo pela Secretaria de Educação do Estado do Pará, professor de matemática efetivo pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto de Água Azul do Norte - PA. Atualmente estuda Teoria de Registros de Representação Semiótica, Engenharia Didática, Resolução de Problemas em Matemática e avaliação de larga escala em Matemática. Também é Editor-Gerente da Revista Prática Docente (ISSN 2526-2149) e Líder do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Matemática no Baixo Araguaia, registrado no CNPq. Incentivador de Acesso Aberto (Open Acess) para publicações científicas.

Ademir Brandão Costa, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática PPGEC na Universidade Federal Rural do Pernambuco UFRPE. Mestre pelo Programa Profissional de Pós Graduação em Educação pela Universidade Federal do Tocantins - UFT. Especialista em Ensino de Matemática e Física pela UNINTER e especialista em Matemática do Ensino Médio pela Universidade do Estado do Pará - UEPA. Licenciado em Matemática pela UEPA. É membro do Conselho Editorial da Revista Gnosis Carajás. Professor efetivo da Educação Básica pela Secretaria de Estado de Educação - SEDUC/PA e da Secretaria Municipal de Educação de Canaã dos Carajás - SEMED/CC. Estuda e pesquisa sobre formação de professores e avaliação em larga escala no ensino de matemática, com foco na fração. Participa como estudante no grupo de pesquisa Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática na Formação de Professores - GEPEMFOR, do(a) Universidade Federal do Tocantins na linha de pesquisa História da Matemática. É pesquisador pelo Grupo de Estudos Avançados em Didática da Matemática - GEADM/PPGEC Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE.

Luis Andrés Castillo, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutorando em Educação em Ciências e Matemáticas com bolsa de estudo da FAPESPA (2021-2025/ Edital 14/2021 PROPESP-UFPA) no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas - área de concentração: Educação Matemática - (PPGECM/UFPA) com bolsa de estudo da CAPES (2018-2020). Graduado em Licenciatura em Educação Matemática e Física pela Universidade do Zulia, Venezuela (2011-2016). Atualmente é Professor Convidado na Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus Universitário de Arraias, no Curso de Licenciatura em Matemática. Membro do Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM/UFPA). Pesquisador nível A-1 no Programa de Estímulo à Pesquisa e Inovação da Venezuela (2015 - Atual). Pertence ao corpo Editorial de periódicos nacionais e internacionais, como parte do Conselho Consultivo, Equipe Técnica e Parecerista ad hoc. Possui experiência na área de Educação Matemática com ênfase em: Formação de Professores com Tecnologias Digitais, Ensino de Matemática com Tecnologias Digitais, Uso do GeoGebra no Ensino da Matemática, Modelagem Matemática com GeoGebra. 

Ivonne C. Sánchez, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutoranda em Educação em Ciências e Matemáticas com bolsa de estudo da FAPESPA (2021-2025/ Edital 14/2021 PROPESP-UFPA) no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas - área de concentração: Educação Matemática - (PPGECM/UFPA) com bolsa de estudo da CAPES (2018-2020). Graduada em Licenciatura em Educação Matemática e Física pela Universidade do Zulia, Venezuela (2011-2016). Membro do Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM/UFPA). Pesquisadora nível A-2 no Programa de Estímulo à Pesquisa e Inovação da Venezuela (2015 - Atual). Possui experiência na área de Educação Matemática com ênfase em: Formação de Professores com Tecnologias Digitais, Ensino de Matemática com Tecnologias Digitais, Uso do GeoGebra no Ensino da Matemática.

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Publicado

08-12-2022

Como Citar

LOPES, T. B.; COSTA, A. B.; CASTILLO, L. A.; SÁNCHEZ, I. C. O estudo dos parâmetros em uma função quadrática no GeoGebra: uma experiência com alunos de Ensino Médio-Técnico. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 80, p. 292–310, 2022. DOI: 10.4322/gepem.2022.054. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/602. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Relato(s) de Experiência