O estudo dos parâmetros em uma função quadrática no GeoGebra: uma experiência com alunos de Ensino Médio-Técnico
DOI:
https://doi.org/10.4322/gepem.2022.054Palavras-chave:
Parâmetros, GeoGebra, Função QuadráticaResumo
A investigação realizada teve como objetivo analisar o que dizem os estudantes sobre o estudo dos efeitos da variação dos parâmetros da função quadrática com uso do GeoGebra. Para isso, foram propostas e executadas atividades com discentes do ensino médio-técnico do 1º Ano de Agropecuária do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) - Campus Confresa, no mês de maio de 2022. Houve a exploração, com o uso do GeoGebra no laboratório de informática, de cada parâmetro que compõe uma função quadrática para que os alunos compreendessem as transformações que produzem cada parâmetro sobre uma família de curvas, com posterior apresentação e análise de suas opiniões e questionamentos sobre a atividade desenvolvida. A análise ressalta que a interatividade proporcionada pelo GeoGebra contribuiu para que os estudantes aprimorassem a articulação do raciocínio lógico matemático na busca de solução para as situações propostas.
Referências
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.
BASURTO, E. Uso de tecnología digital en la comprensión de parámetros en funciones polinomiales. In: RAMIREZ, A.; MORALES, Y. CONGRESO DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA DE AMÉRICA CENTRAL Y EL CARIBE, 1., Santo Domingo, República Dominicana, nov. 2013. Anais [...]. Pontificia Universidad Católica Madre y Maestra: 2013. Disponible: https://redumate.org/wp-content/uploads/2020/09/Memorias_completo.pdf.
BASURTO, E.; GALLARDO, A. El estudio de los parámetros por medio de tecnologías híbridas. En M. Marín, G. Fernández, L. Blanco y M. Palarea (Eds.). Investigación en Educación Matemática XV, (pp. 287-296). Ciudad Real: SEIEM, 2011
BORBA, M. Student’s understanding of transformation of functions using multirepresentational software. Tese (Doutorado em Filosofia). Universidad de Cornell, 1993
CASTILLO, L. A.; GUTIÉRREZ, R. E.; PRIETO, J. L. Una perspectiva de análisis de las transformaciones geométricas en curvas de la función f(x)=e^ax utilizando el GeoGebra. Revista do Instituto GeoGebra de São Paulo, v. 2, n. 2, p. 81-92, 2013.
CERVANTES, A.; PRIETO, J. Variación de los parámetros de la función afín y sus efectos geométricos: una propuesta de análisis con GeoGebra. Congreso Internacional Pedagogía 2013, Anais [...], La Habana (Cuba).
CONFREY, J.; SMITH, E. A framework for functions: Prototype, Multiples Representations and Transformations. In North American Chapter of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, Proceedings of the Annual Meeting 13th (pp. 57 – 63.), October, Virginia. 1991
GUTIÉRREZ, R. E.; PRIETO, J. L. Deformación y reflexión de funciones con GeoGebra. El caso de las parábolas definidas por la expresión g(x)=ax^2. Números: Revista de didáctica de las matemáticas, v. 88, p. 115-126, 2015.
DRIJVERS, P. (2001). The concept of parameter in a computer algebra enviroment. H.Chick et al. (eds.), Proceedings of the 12th ICMI Study Conference. The Future of the Teaching and Learning of Algebra. Vol. 1. The University of Melbourne,Australia, pp, 221-227.
DRIJVERS, P. (2003). The concept of parameter in a computer algebra environment. En M. van den HeuvelPanhuizen (Ed.), Proceedings of the 25th conference of the international group for the psychology of mathematics education, Vol 2 (pp. 385-392). Utrecht, Netherlands: Freudenthal Institute.
GUTIÉRREZ, R. E. A.; PAZUCH, V. Tarefas de geometria dinâmica com objetos de aprendizagem para a exploração e a investigação de conceitos geométricos. Boletim GEPEM, n. 74, p. 20–36, 2019.
HOHENWARTER, M. GeoGebra — didaktische Materialien und Anwendungen für den Mathematikunterricht. Journal für Mathematik-Didaktik, v. 28, n. 1, p. 76–77, 2007. https://doi.org/10.1007/BF03339335.
JESUS, S. N. Estratégias para motivar os alunos. Educação, v. 31, n. 1, p. 21-29, 2008.
KÜCHEMANN, D. 'Algebra'. In K. Hart (Ed.). Children's Understanding of mathematics: 11-16. (pp. 102-119). Murray: London, 1981
LARSON, R.; HOSTETLER, R.; EDWARDS, B. (2008). Shifting, Reflecting, and Stretching Graphs. In Precalculus: A Graphing Approach, 5th Edition. (pp. 127 – 132) New York: Houghton Mifflin Company.
LEÓN, M. J.; GUZMÁN, M.; SÁNCHEZ, I. C.; CASTILLO, L. A. Ensino de transformações de funções com GeoGebra: O caso de parabolóides definidos por g(x,y)=a(x-h)^2+b(y-k)^2+c. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 7, n. 1, p. e2001, 2021. https://doi.org/10.35819/remat2021v7i1id4075
LOPES, T. B.; COSTA, A. B.; OLIVEIRA, R. F. S. Estudo de função afim utilizando o software Geogebra como ferramenta interativa. Revista Tecnologias na Educação, v. 8, n. 17, p. 1-16, 2016.
LOPES, T. B.; SANTOS, L. G. O uso do Geogebra como ferramenta auxiliar para estudo da reta tangente a um gráfico. RENOTE: Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 14, n. 2, p. 1-10, 2016.
RICARDO, E. C. Competências, interdisciplinaridade e contextualização: dos parâmetros curriculares nacionais a uma compreensão para o ensino das ciências. 2005. 255 f. Florianópolis: Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2005.
RICOY, M . C; COUTO, M. J. V. S. As tecnologias da informação e comunicação como recursos no Ensino Secundário: um estudo de caso. Revista Lusófona de Educação, v. 14, n. 14, p. 145-156, 2009.
RYDER, M. Comunidades anônimas de práticas acadêmicas na internet. Revista Contrapontos, v. 3, n. 2, p. 223-231, 2003.
SOUSA, R. M. O uso do geogebra no ensino de função quadrática. 2014. 76 f. Santarém: Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Boletim GEPEM
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.