Narrativas escritas de professores e alunos originárias de projetos interdisciplinares
DOI:
https://doi.org/10.4322/gepem.2022.027Resumo
Este artigo decorre do desenvolvimento de um projeto de pesquisa financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), intitulado “Análise de aprendizagens decorrentes de projetos interdisciplinares, narradas por gestores e professores da rede municipal de ensino de Valinhos”. O objetivo é apresentar o desenvolvimento de experiências pedagógicas a partir da realização de projetos interdisciplinares que tiveram a educação estatística como eixo integrador. O estudo foi desenvolvido pelo viés da colaboração entre pesquisadores e profissionais vinculados às escolas, ao narrarem as aprendizagens reveladas pelos estudantes. Considera-se a investigação narrativa não somente como metodologia, mas também como forma de construir a realidade. Os projetos desenvolvidos nas escolas propiciaram indicadores relevantes para se pensar sobre o processo de ensino e de aprendizagem mediante a realização de projetos temáticos. Os resultados evidenciam que nas três escolas públicas envolvidas emergiram novos repensares, novas práticas e novas ousadias vivenciadas por toda a comunidade escolar. Os professores, em particular, se assumiram enquanto produtores e divulgadores de conhecimento.
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