Narrativas escritas de professores e alunos originárias de projetos interdisciplinares

Autores

  • Celi Espasandin Lopes Pontifícia Universidade Católica de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.4322/gepem.2022.027

Resumo

Este artigo decorre do desenvolvimento de um projeto de pesquisa financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), intitulado “Análise de aprendizagens decorrentes de projetos interdisciplinares, narradas por gestores e professores da rede municipal de ensino de Valinhos”. O objetivo é apresentar o desenvolvimento de experiências pedagógicas a partir da realização de projetos interdisciplinares que tiveram a educação estatística como eixo integrador. O estudo foi desenvolvido pelo viés da colaboração entre pesquisadores e profissionais vinculados às escolas, ao narrarem as aprendizagens reveladas pelos estudantes. Considera-se a investigação narrativa não somente como metodologia, mas também como forma de construir a realidade. Os projetos desenvolvidos nas escolas propiciaram indicadores relevantes para se pensar sobre o processo de ensino e de aprendizagem mediante a realização de projetos temáticos. Os resultados evidenciam que nas três escolas públicas envolvidas emergiram novos repensares, novas práticas e novas ousadias vivenciadas por toda a comunidade escolar. Os professores, em particular, se assumiram enquanto produtores e divulgadores de conhecimento.

Downloads

Publicado

26-07-2022

Como Citar

LOPES, C. E. Narrativas escritas de professores e alunos originárias de projetos interdisciplinares. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 81, p. 22–36, 2022. DOI: 10.4322/gepem.2022.027. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/600. Acesso em: 5 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos