Que desenho ensinar? Análise de discursos das revistas pedagógicas de São Paulo no início do século XX
DOI:
https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2015.60Palavras-chave:
Ensino de desenho, Escola primária, Finalidades, São Paulo, Circulação internacionalResumo
O presente artigo tem como objetivo analisar os discursos proferidos em revistas pedagógicas paulistas no início do século XX em diálogo com debates internacionais sobre o ensino de desenho para o curso primário, na intenção de criticar o ensino do desenho geométrico e promover o desenho ao natural. Com finalidades próprias que buscam desenvolver educar os olhos e a mão, promover a prática de medidas e favorecer um ensino profissional, o desenho ao natural, conjuntamente ao método intuitivo de ensino, modifica a cultura escolar com seu ensino analítico e artístico, desvinculado da cópia e da precisão. Tudo indica que a organização da classe artística é determinante na introdução do desenho ao natural na escola primária brasileira, em sintonia com o debate internacional.
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