Que desenho ensinar? Análise de discursos das revistas pedagógicas de São Paulo no início do século XX

Autores

  • Claudia Regina Boen Frizzarini Universidade Federal de São Paulo
  • Deoclecia de Andrade Trindade Universidade Federal de São Paulo
  • Maria Célia Leme da Silva Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2015.60

Palavras-chave:

Ensino de desenho, Escola primária, Finalidades, São Paulo, Circulação internacional

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar os discursos proferidos em revistas pedagógicas paulistas no início do século XX em diálogo com debates internacionais sobre o ensino de desenho para o curso primário, na intenção de criticar o ensino do desenho geométrico e promover o desenho ao natural. Com finalidades próprias que buscam desenvolver educar os olhos e a mão, promover a prática de medidas e favorecer um ensino profissional, o desenho ao natural, conjuntamente ao método intuitivo de ensino, modifica a cultura escolar com seu ensino analítico e artístico, desvinculado da cópia e da precisão. Tudo indica que a organização da classe artística é determinante na introdução do desenho ao natural na escola primária brasileira, em sintonia com o debate internacional.

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Publicado

01-06-2015

Como Citar

BOEN FRIZZARINI, C. R.; ANDRADE TRINDADE, D. de .; LEME DA SILVA, M. C. Que desenho ensinar? Análise de discursos das revistas pedagógicas de São Paulo no início do século XX. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 67, p. 59–73, 2015. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2015.60. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/60. Acesso em: 23 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos