Potencialidades da Realidade Mista para Simulação de Práticas Docentes: um caso no curso de Licenciatura em Matemática
DOI:
https://doi.org/10.4322/gepem.2022.023Palavras-chave:
Formação inicial de professores, Estágio curricular, Tecnologias digitais, Realidade virtualResumo
Este artigo apresenta potencialidades tecnológicas e pedagógicas da utilização de um ambiente de realidade mista na formação inicial de professores para simulação de práticas docentes em disciplinas de estágio curricular. Os dados analisados foram coletados em uma pesquisa qualitativa de um curso de doutorado em Educação junto a estudantes de um curso de Licenciatura em Matemática de uma universidade pública do sul do Brasil, no segundo semestre de 2019, que cursavam uma disciplina de estágio curricular supervisionado. Os participantes ministraram aulas em um laboratório de realidade mista chamado TeachLivE™, onde simularam práticas docentes para gestão de uma sala de aula de oitavo ano do Ensino Fundamental. Como resultados, destacam-se as potencialidades tecnológicas e pedagógicas de utilização de um ambiente que permite a realização de variadas experimentações que podem ser adaptáveis, de modo seguro, imersivo e interativo, a diversas necessidades da formação inicial de professores em cursos de licenciatura. Dessa forma, concluiu-se que esse ambiente de realidade mista amplia as possibilidades de construção de conhecimentos, por parte de estagiários de cursos de licenciatura, sobre temas teóricos e práticos relacionados à formação docente.
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