Atividades didáticas individuais com feedback automático no Moodle usando o pacote “exams” do R

Autores

  • Luzia Pedroso de Oliveira Universidade Federal de São Paulo
  • Denise Helena Lombardo Ferreira Pontifícia Universidade Católica de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.4322/gepem.2022.021

Palavras-chave:

Software R, RStudio, Geometria Analítica, Ensino remoto, Vetores

Resumo

A grande quantidade de recursos disponíveis na web tem favorecido a readequação das práticas pedagógicas. Questões com feedback automático auxiliam o acompanhamento continuado do aprendizado dos estudantes. Ao considerar múltiplas tentativas de uma questão geradas com valores diferentes e contabilizando apenas a de maior nota, espera-se aumentar o engajamento do estudante no seu processo de aprendizagem, pois ele é motivado a identificar o seu erro e refazer a questão de forma correta. Quanto ao professor, as análises continuadas das notas individuais e conjuntas contribuem para identificar as dificuldades dos estudantes e criar estratégias para revisão dos conteúdos. Este trabalho visa apresentar um exemplo de aplicação do pacote “exams” do software R para a elaboração de questões com feedback automático no Moodle. Atividades envolvendo questões individuais com feedback automático foram aplicadas em uma turma de reoferecimento de Geometria Analítica em conjunto com outras atividades didáticas em uma Universidade Federal do Estado de São Paulo.

Downloads

Publicado

11-05-2021

Como Citar

OLIVEIRA, L. P. de .; FERREIRA, D. H. L. . Atividades didáticas individuais com feedback automático no Moodle usando o pacote “exams” do R. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 79, p. 101–113, 2021. DOI: 10.4322/gepem.2022.021. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/595. Acesso em: 23 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos