Atividades didáticas individuais com feedback automático no Moodle usando o pacote “exams” do R
DOI:
https://doi.org/10.4322/gepem.2022.021Palavras-chave:
Software R, RStudio, Geometria Analítica, Ensino remoto, VetoresResumo
A grande quantidade de recursos disponíveis na web tem favorecido a readequação das práticas pedagógicas. Questões com feedback automático auxiliam o acompanhamento continuado do aprendizado dos estudantes. Ao considerar múltiplas tentativas de uma questão geradas com valores diferentes e contabilizando apenas a de maior nota, espera-se aumentar o engajamento do estudante no seu processo de aprendizagem, pois ele é motivado a identificar o seu erro e refazer a questão de forma correta. Quanto ao professor, as análises continuadas das notas individuais e conjuntas contribuem para identificar as dificuldades dos estudantes e criar estratégias para revisão dos conteúdos. Este trabalho visa apresentar um exemplo de aplicação do pacote “exams” do software R para a elaboração de questões com feedback automático no Moodle. Atividades envolvendo questões individuais com feedback automático foram aplicadas em uma turma de reoferecimento de Geometria Analítica em conjunto com outras atividades didáticas em uma Universidade Federal do Estado de São Paulo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Boletim GEPEM
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.